Friday, January 08, 2010

AL BOWLLY, INVENTOR DO "CROONING" MODERNO.


O vocalista,compositor e band leader britânico Albert Allick "Al" Bowlly, nasceu no 7 de janeiro de 1898 em Lourenço Marques, Moçambique, de pai Grego e mãe Libanesa, que se copnheceram durante uma viagem para a Austrália e que depois se mudaram para Johannesburg (Africa do Sul ), onde Al cresceu.



Entre os anos de 1927 e 1941 ( a primeira canção que gravou foi "Blue Skies" de Irving Berlin em Berlim, com a banda de Edgar Adeler), Al gravou mais de 1,000 canções e se tornou-se o cantor preferido da alta classe londrina, depois que por lá aportou em 1928.



É dele o crédito de inventor do "crooning" ou Moderno Estilo de Canto (Modern Singing Style). No inicio dos anos 30 o contrato que assinou para cantar na banda de Roy Fox que se apresentava no requintado Restaurante Monseigneur (frequentado pela elite local) e um outro para gravar com a banda de Ray Noble (ver postagem anterior, neste blog, sobre a vida de Ray Noble), abriram para ele as portas de acesso as platéias formadas pelos integrantes das altas rodas de Londres, que tinham seus codigos, lugares da moda e preferencias, tudo em torno das temporadas de corridas, regatas, caçadas, apresentação das debutantes na Corte, verão na Cote d´Azur (inventada pelos ingleses para fugir do frio).



A primeira viagem para Nova York foi como crooner da banda de Ray Noble em 1934 e resultou em grande sucesso das apresentações e popularização de seus discos. A banda em que Al se apresentou na América, teve os demais integrantes escolhidos a dedo por Glenn Miller e incluia também, Claude Thornhill, Charlie Spivak e Bud Freeman entre outros.



Durante meados dos anos 30 as canções que ele gravara como "Blue Moon", "Easy to Love", "I've Got You Under My Skin", e "My Melancholy Baby", fizeram tanto sucesso nos States, que Bowlly resolveu se mudar para lá e acabou ganhando o seu próprio programa de rádio na NBC e viajando para Hollywood em 1936, para participar do filme "The Big Broadcast", estrelado pelo seu maior rival, Bing Crosby.


Apesar de todo sucesso que fazia na Ingraterra, Bowlly jamais repetiu o feito na América, e a sua longa ausência da Inglaterra, afetou a sua popularidade junto às platéias britânicas. Nesta mesma época sua carreira começou a enfrentar problemas devido a distúrbios vocais que o afetaram e que o levaram a diminuir o número de gravações em estúdio.


Al Bowlly foi um grande crooner, profissional independente, de voz inconfundível e maneiras adequadas, que abrilhantou as festas particulares e dos salões dos grandes hotéis, frequentados pelos membros da fechadíssima elite londrina, para comer, beber e dançar ao som de excelentes orquestras como de Bert Ambrose, Harry Roy, Ray Noble, Jack Payne, Billy Cotton, Roy Fox, Jack Hilton, Lew Stone, Fletcher Henderson.



Al faleceu tragicamente, no auge da popularidade, soterrado nos bombardeios de Londres pela Luftwaffe (Força Aérea Nazista), em 1941. A ultima gravação de Bowlly, aconteceu duas semanas antes da explosão que tirou sua vida, num dueto satírico com Jimmy Messene, sobre Adolf Hitler, com a canção de Irving Berlin "When my Lover is Dead and Gone" que virou "When That Man is Dead and Gone"


Quando faleceu, Al Bowlly tinha na Inglaterra dessa época, a importancia que teve Frank Sinatra nos EUA.


Al canta "My Melancholy Baby" acompanhado pelo pianista Monia Liter



Fonte - Wikipédia


Trdução de Humberto Amorim

No comments: