Thursday, January 07, 2010

CARMEN COSTA


A cantora e copositora brasileira Carmelita Madriaga, conhecida como Carmen Costa, nasceu no 5 de janeiro de 1920 em Trajano de Morais, interior do Rio de Janeiro.
Nascida no interior, veio para o Rio com 15 anos e trabalhava como empregada doméstica do cantor Francisco Alves. Numa festa ele a fez cantar para os convidados, entre eles Carmen Miranda, e a incentivou a iniciar uma carreira.
Se apresentou como caloura no programa de rádio de Ary Barroso, saindo-se vencedora. Passou a cantar profissionalmente e a fazer dupla com o cantor e compositor Henricão.
Seu primeiro sucesso foi Está chegando a hora, versão da canção mexicana Cielito Lindo, nos anos 40. No final desta década, casou-se com um americano e foi viver com ele nos Estados Unidos.
Nos anos 50 voltou ao Brasil, quando conheceu o compositor Mirabeu Pinheiro, com quem viveu um romance por cinco anos e com quem teve sua única filha, Silésia.
Juntos tiveram sucessos como Cachaça não é água (quando foram acusados de plágio) e Obsessão.
Desta mesma época foi o samba-cançxão de Ricardo Galeno Eu sou a outra ("ele é casado/eu sou a outra na vida dele..."), que retratava uma situação que a própria Carmen vivia e, anos depois, assumia.
Suas última gravação foi com o cantor Elymar Santos, de quem era convidada especial em alguns shows. Morreu no Hospital Lourenço Jorge, depois de alguns dias internada, aos 87 anos
Em 2003, a Câmara Municipal do Rio de Janeiro tinha aprovado um projeto de iniciativa do Museu da República e tornando-a patrimônio cultural do Brasil.
Carmen faleceu em abril de 2007, no Rio de Janeiro.
Carmen canta "Cachaça"
Fonte: O Estado de São Paulo

No comments: