Wednesday, January 06, 2010

MILT JACKSON, O MAIOR VIBRAFONISTA DO JAZZ



O vibrafonista de jazz e um dos primeiros do gênero bebop, Milton Jackson, mais conhecido mundialmente como Milt Jackson e pelo apelido “Bags”, nasceu no 1 de janeiro de 1923 em Detroit, Michigan e foi indubitavelmente, o principal vibrafonista do jazz pós-swing, e com certeza o maior de todo o jazz.


Começou tocando violão e piano, antes de se decidir pelo vibrafone na adolescência. Em 1945, fazendo parte de um grupo de Detroit, encontrou-se com Dizzy Gillespie pela primeira vez. Depois foi chamado por Dizzy para seu sexteto em New York, e também para a sua big band. Ou seja, Bags esteve presente na cena bebop desde seus primórdios, e foi o primeiro vibrafonista a dominar o novo estilo.


O nome de Bags está indissoluvelmente ligado a essa verdadeira instituição do jazz que se chama Modern Jazz Quartet. Participou do grupo desde a sua origem, em 1952, quando a formação ainda não era a definitiva. Bags era o elemento de impacto, o homem de ponta do MJQ. Como diz Bruno Schiozzi, “ele cresceu entre as tórridas sintaxes do bebop, homem de "jam sessions" por natureza e vocação”.



Em comparação com o som de seus parceiros, o fraseado ágil e incisivo de Bags poderia parecer inadequado para o austero conjunto. Mas só aparentemente. Na realidade, completava maravilhosamente o som geral do grupo. O enfant terrible Jackson era o parceiro perfeito para o enfant gâté Lewis. O contexto sonoro proporcionado por John Lewis, Percy Heath e Connie Kay, permite, ainda, apreciar quão elegante e equilibrada é, na realidade, a música de Milt Jackson.
Além das gravações com o MJQ, Jackson realizou também várias gravações sob seu próprio nome.


Bags logrou estabelecer o vibrafone dentro do ambiente competitivo do bebop. Sua música é um modelo de competência e consistência, um paradigma de virtuosismo, criatividade e elegância. Ao mesmo tempo que experimentava formatos novos e sofisticados dentro da estética da third stream, Bags se mantinha fiel às raízes do blues. Ao mesmo tempo que seu vibrafone amiúde explode veloz e nervoso nas composições mais rápidas, também se mantém expressivo e nobre nas baladas.


Essa vida toda dedicada ao jazz da mais alta qualidade fez com que Bags se tornasse uma unanimidade entre a crítica jazzística. Em 1997 Milt Jackson recebeu, juntamente com Billy Higgins e Anita O'Day, o prêmio “American Jazz Master” do National Endowment for the Arts, o mais importante prêmio de jazz dos EUA, que é concedido somente aos maiores nomes.


Milt Jackson faleceu em Nova York, em outubro de 1999.

Milt does "Bag's Groove"



Milt Jackson no Japão.
http://www.youtube.com/watch?v=pXzZj2lOZ68

Referência -A. Bezerra


No comments: