Sunday, January 03, 2010

MICHEL PETRUCCIANI, O PEQUENO NOTÁVEL


O pianista virtuose de jazz Michel Petrucciani, nasceu no 28 de dezembro de 1962 em Orange, França e foi inicialmente muito influenciado pelo pianista de jazz norte -americano Bill Evans e um pouco menos por Keith Jarret, antes de desenvolver sua prorpoia identidade musical.
Michel lutou a vida inteira para superar os efeitos da "osteogenensis imperfecta", uma doença óssea que retardou muito seu crescimento, para se tornar um grande pianista. Ele começou tocando numa banda familiar junto com o pai guitarrista e o irmão baixista. Com a idade de 15 anos teve a oportunidade de tocar com Kenny Clarke e Clark Terry , e aos dezesste fez sua primeira gravação.
Petrucciani excursionou pela França com Lee Konitz atuando em duo (1980) e dois anos depois se mudou para os Estados Unidos. Nessa época, Petricciani persuadiu Charles Lloyd a sair de sua aposentadoria voluntária para viajar com ele em seu quarteto, o que resultou numa relação mutuamente benéfica.
Petrucciani era uma grande atração nos EUA, tanto quando se apresentava com o quarteto ou como solista. Em 1986 ele gravou no Festival de Montreux com Jim Hall e Wayne Shorter.
Petrucciani tinha tanto a habilidade para superar a sua aflição, realizando seus solos de forma impressionante. O CD "Conference de Presse" que gravou com Jacques Loussier é uma obra prima.
Ele veio a falecer em seis de janeiro de 1999 vitimado por uma infecção pulmonar.
Discografia
1981 -Michel Petrucciani
Owl
1983 - 100 Hearts
Concord Jazz
1985- Cold Blues
Owl
1985-Pianism
Blue Note
1986-Power of Three (live)
Blue Note
1987-Michel plays Petrucciani
Blue Note
1991-Live!
Blue Note
1993 Promenade with Duke
Blue Note
1994-Marvellous
Dreyfus
1998-Both Worlds
Dreyfus
Michel plays "Caravan"
Reference - AAJ

No comments: