Monday, January 25, 2010

BENNY GOLSON, JAZZ MASTER


O saxofonista de jazz Benny Golson, nasceu a 25 de janeiro de 1929, na Philadelphia. Ele hoje é conhecido como um compositor, arranjador, letrista, produtor e saxofonista de fama mundial. Um dos fatos mais emblemáticos de sua extensa e profícua carreira musical, reside em ele ser também o compositor do standard do jazz "Killer Joe", que tornou-se mundialmente conhecido através dos arranjos e excuções de Quincy Jones.
Sua influência tem tido grande impacto sobre o mundo do jazz, tanto por causa das turnês, das trilhas sonoras de filmes, televisão e em discos.
Estudante da Universidade de Howard, Golson começou sua carreira jazzística na Filadélfia, onde morava, depois mudando suas atividades para Nova York. Foi na Big Apple que ele começou a ganhar fama como saxofonista, tocando em bandas como as de Dizzie Gillespie, Art Blakey, Lionel Hampton, Benny Goodman, The Farmer/Golson Jazztet e em seu próprio grupo.
Mudou-se para Hollywood por alguns anos, escrevendo neste meio tempo partituras para filmes e séries de TV. Sua rotina de produção musical inclui músicas para Nancy Wilson, Carmen McRae, Ella Fitzgerald, Peggy Lee, Oscar Peterson, Sammy Davis, Jr., Benny Goodman, Mel Torme, Miles Davis, George Shearing, Dinah Washington, Quincy Jones, John Coltrane, Dizzy Gillespie e outros.
Além de ser um conferencista em grandes universidades, ele é um artista internacional, que já gravou mais de 30 álbuns próprios e inúmeros outros com outros grandes músicos. Benny continua a gravar intensamente suas músicas, muitas das quais se tornaram standards do jazz.
Seu mais recente trabalho, para audiófilos de bom gosto, está registrado no CD "New Time New 'Tet", 2009, (foto) que tem recebido os melhores comentários da critica especializada. Um "must buy, must have" na sua cdteca.
Aproveite para assistir o filme " O Terminal" com Tom Hanks, que tem uma passagem muito interessante com a participação de Benny Golson e sua musica. No mesmo embalo, compre o CD da trilha original do filme, imperdível.
Benny Golson sola "Killer Joe"
Fonte - CDJJ

Cds recomendados pelo blogger
1957
New York Scene
Original Jazz
1959
Gettin With It
Original Jazz
1962
Time Speaks
Timeless
1990
Benny Golson Quartet
Delta
1992
I Remember Miles
Evidence
1998
Tenor Legacy
Arkadia

No comments: