Thursday, January 28, 2010

OS 63 ANOS DA ORQUESTRA TABAJARA CONTADOS EM LIVRO.



A Orquestra Tabajara é um caso raro de longevidade na música brasileira. Na ativa desde 1933, o maestro Severino Araújo e um time de músicos de primeira continuam animando bailes, festas, noites de gala e de muita diversão - principalmente no Rio de Janeiro, onde se apresentam em várias unidades do Sesc e até na famosa casa de shows Circo Voador.


O escritor Carlos Coraúcci aceitou o desafio de recontar a saga da orquestra em livro. "Não fosse a Tabajara, a música brasileira não teria se modernizado. Tem integrantes seus em todos os discos importantes do Brasil. É só olhar nas fichas técnicas de alguns álbuns do Chico Buarque, da Elza Soares e outros", diz Coraúcci.



O livro começa com a história do maestro Araújo. Relata sua infância em Limoeiro, no Recife - ainda no tempo em que cortava cana e ajudava na fabricação de cachaça. O autor percorre desde o tempo das apresentações em coretos até o período pós-revolução dos anos 30 para mostrar a criação da Tabajara e a formação de músicos extraordinários (que, é claro, foram se sucedendo ao longo de tanto tempo de estrada). "Todos os ritmos da música brasileira estão presentes na vida da Tabajara. Acho que o auge foi na década de 50, durante os anos dourados."


Atualmente, a orquestra é formada por 22 músicos, que se apresentam de 10 a 15 vezes por mês. No auge, a turma do maestro Araújo fazia cerca de 34 shows por mês, de tarde e nas madrugadas.


"Hoje, o mercado mudou muito. A logística para a orquestra tocar fora do Rio é difícil e cara, mas onde a Tabajara vai, a lotação é certa", diz Coraúcci.


Fonte - Agencia Estado
Nota do Blogger:
Carlos Coraúcci é escritor e memorialista. Nascido em Franca, Estado de São Paulo, é autor do livro “Um show de rádio – a vida de Estevam Sangirardi” – Editora “A Girafa” e organizador do livro “Histórias... que a História não contou” – fatos curiosos em 60 anos de rádio e TV – de Paulo Machado de Carvalho Filho – Companhia Editora Nacional.
O maestro pernambucano Severino Araújo completa em 2010, sessenta e três anos ininterruptos regendo a Orquestra Tabajara, a mais longeva do mundo, com mais de 15.000 apresentações. Atualmente com noventa e três anos, ainda toca seu clarinete com grande maestria. Mora no Rio de Janeiro.
Acompanhe "Tea for Two" com a Orquestra Tabajara.

No comments: