Monday, January 25, 2010

LENY ANDRADE, SAMBA E JAZZ


A cantora brasileira de samba, bossa nova e jazz Leny Andrade de Lima, famosa como Leny Andrade, nasceu no 25 de janeiro de 1943, na Cidade Maravilhosa do Rio de Janeiro. Aos 15 anos estreou profissionalmente como "crooner" da orquestra de Permínio Gonçalves. Mais tarde cantou nas boates Bacará (com o trio de Sergio Mendes) e Bottle's Bar.



Em 1965 alcançou grande sucesso no show "Gemini V" atuando com Pery Ribeiro e o Bossa Três na boate Porão 73, que foi lançado em disco, gravado ao vivo. Leny cantou ao lado de artistas como Dick Farney, Luiz Eça, Wagner Tiso, Eumir Deodato, Francis Hime, Gilson Peranzzetta e João Donato.



Ela acabou se firmando como a maior cantora brasileira de jazz, conhecida por sua notável capacidade de improvisação e teve vários hits nas paradas brasileiras, e em 2007, dividiu um Grammy Latino com César Camargo Mariano para Melhor Álbum MPB ao Vivo.

Por um tempo morou no México e passou boa parte de sua vida, vivendo nos Estados Unidos e Europa.


Leny Andrade se apresentou com Paquito D'Rivera, Luiz Eça, Dick Farney, João Donato, Eumir Deodato e Francis Hime. O instrumentista latino Paquito D'Rivera, declarou considerar Leny, como a mais completa cantora que conhece e com quem trabalhou. Para ela, Paquito compôs For Leny, uma bela balada.


O estilo eclético de Leny Andrade é uma síntese do samba e do jazz. Por essa razão é considerada por muitos, a maior cantora de jazz brasileiro. Leny nunca alcançou grande sucesso comercial, mas é uma artista muito respeitada por seu talento singular.


Nota do Blogger : Em julho do ano passado, foi minha a recomendação de seu nome, à Secretaria de Cultura do Amazonas, para participação no Festival de Jazz. A sugestão foi acatada e Leny esteve em Manaus, encantando a platéia em praça pública, com sua simpatia contagiante e musicalidade de alto nivel, no último dia do evento.



Leny passeia pela bossa nova.



Embraceable you (1993) CD


Nós (1994) CD


Maiden Voyage (1994) CD


Coisa fina (1994) CD


Antonio Carlos Jobim, letra e música (1995) CD


Luz negra - Nelson Cavaquinho por Leny Andrade (1995) CD


Bossas Novas (1998) CD


Leny Andrade canta Altay Veloso (2000) CD


E quero que a canção seja você (2001) CD


Momentos da bossa ao vivo (2008) CD


Fonte - Samba Brasil

1 comment:

Eva Miranda said...

Então, Humberto, preciso agradecer a sua indicação sábia. Leny esteve espetacular, leve, divertida, sedutora. O público adorou - e eu estava lá também!

Eva
http://dialetica.org/camarim