Wednesday, January 06, 2010

BLUE MOON, A LUA AZUL DE COPACABANA.


A orla marítima de Copacabana, na maravilhosa cidade do Rio de Janeiro, ficou ainda mais fascinante, nos últimos quinze minutos do ano de 2009, quando, inesperadamente surgiu no céu, após um longo dia de nuvens carregadas e muita chuva, uma maravilhosa e brilhante Lua azul, o fenômeno da segunda Lua cheia no mesmo mês, oferecendo um espetáculo extra nos céus, que incluiu uma trilha prateada por sobre as águas do mar, que adicionou maior brilho à tão ansiada queima de fogos. Tudo tornou-se repentinamenta, mais deslumbrante e inesquecível.


Foi a primeira vez que eu, Luiza e Artanis testemunhamos a Lua sendo aplaudida, efusivamente, por uma multidão mesmerizada. Ao meu lado uma desconhecida, cercada por manifestações do sincretismo nacional, perguntou: "Deus é, ou não é, brasileiro?" Ninguém respondeu.


Este é um fenômeno conhecido como "blue moon" (Lua azul), que acontece a cada três anos, em média. Normalmente, cada fase da lua acontece uma vez por mês. Dezembro, porém, teve duas luas cheias, a primeira ocorreu no dia 2. A última vez que o fenômeno ocorreu foi em maio de 2007. A próxima vai acontecer em agosto de 2012.


O fenômeno ocorre em função do movimento da Lua e da rotação da Terra. Em geral, a Lua tem um periodo de rotação que fica em torno de uma semana.


O periodo em que a lUa completa um ciclo - o chamado mês lunar- dura 29 dias. A cada três anos, em média, esse ciclo sofre uma pequena altreração permitindo a ocorrencia da mesma fase da lua duas vezes no mesmo mês.


Apesar do nome, a Lua não apresenta nemhuma coloração azul neste periodo. A expressão surgiu nos Estados Unidos, onde é forte o costume de se batizar as fases da Lua do mês. Tem a Lua do milho verde, a Lua do caçador e por aí vai. Mas, a tradução ao pé da letra, não faz muito sentido, já que a Lua mantém a mesma luminiosidade de sempre.


Há quem diga que o nome surgiu de uma interpretação errada da revista "Sky & Telescope". O astrônomo amador James Hugh Pruett, usou esse termo para dar nome a ocorrência de duas Luas cheias, no mesmo mês.


O bom mesmo dessa história é que o fenômeno e a expressão acabaram inspirando os compositores do Great American Songbook, Richard Rogers e Lorenz Hart a compor, "Blue Moon". A canção se tornou um standard da música americana, sendo regravada inúmeras vezes, por nomes como Elvis Presley, Louis Armstrong, Sam Cooke, Ella Fitzgerald, Frank Sinatra e Bob Dylan, entre outros.


Dean Martin faz leitura estilosa, cheia de graça, de "Blue Moon"

http://www.youtube.com/watch?v=xrIstkuso98

Referência - Google


No comments: