Saturday, January 09, 2010

DOWN BEAT, 75 ANOS DE JAZZ PASSADO E PRESENTE.


A Revista Down Beat, que celebra seu 75º aniversário, publicou um novo livro que homenageia os maiores músicos de jazz do mundo , do passado e do presente.“DownBeat: The Great Jazz Interviews, A 75th Anniversary Anthology (Hal Leonard)” apresenta um compêndio dos mais inovadores e históricos artigos e entrevistas desde a década de 1930.



Reunidos pelo editor da DownBeat, Frank Alkyer, com a assistência de outros editores da revista, o livro inclui uma miríade de fotos clássicas e imagens de capas de discos, incluindo muitas que permaneceram guardadas desde a publicação original.
Os heróis do Jazz tais como Duke Ellington, Charlie Parker,Charles Mingus, Miles Davis, Ornette Coleman, Lester Young e Billie Holiday são apresentadas ao lado de artistas de outros gêneros como Jimi Hendrix, Van Morrison, Muddy Waters, Carlos Santana, Frank Zappa, Tom Waits e Brian Eno."Desde que a primeira edição da DownBeat foi publicada em Julho de 1934, seu nome passou a ser sinônimo de jazz", disse Alkyer . "



A DownBeat tem registrado cada faceta do jazz, cada novidade e movimento emergente, da “big band” e estilos tradicionais ao bebop, cool jazz, free jazz e sons que vão além. Ao longo do seu caminho, a DownBeat tem apresentado entrevistas com praticamente cada artista do jazz que tem importância histórica. Foi, verdadeiramente, uma experiência enriquecedora para nós pesquisarmos em nossos arquivos em busca dos artigos clássicos, muito dos quais foram escritos pelos próprios músicos".



Às vezes, a coletânea lê-se menos como um livro e mais como uma conversação com os maiores luminares do jazz. Apresenta artigos escritos por Cannonball Adderley, Louis Armstrong, Chet Baker, Benny Goodman, Wayne Shorter, ao lado de outros elaborados por Studs Terkel, Nat Hentoff, Ira Gitler e Leonard Feather.



“DownBeat: The Great Jazz Interviews”, que apresenta 75 anos de jornalismo jazzístico e providencia uma virtual história do jazz, e da própria revista, é um ótimo conjunto de informações e entretenimento.



Fonte : Downbeat

No comments: