Monday, September 21, 2009

SUNNY MURRAY, BATERISTA DE VANGUARDA


O baterista de jazz James Marcellus Arthur Murray ou Sunny Murray, nasceu em 21 de setembro de 1937, em Idabel, Oklahoma. Sunny Murray foi um dos bateristas mais inventivos e influentes da vanguarda, participando de uma fase de transição, estabelecendo um novo papel para a bateria, que agora estava livre para improvisar.


Embora Murray pudesse suingar tão duro como qualquer um, ele freqüentemente abandonava o papel tradicional de marcação de tempo na bateria. Em vez de tocar uma batida fixa, ele poderia pontuar e portanto colorir atrás das linhas do solista, ou participar de diálogos com o resto do conjunto.


Nascido com o nome de James Marcellus Arthur Murray, Sunny começou a tocar bateria com a idade de nove anos e se mudou para New York em 1956. No princípio, ele tocou com músicos tradicionais como Red Allen e Willie "The Lion" Smith, mas logo ele saiu fora desse território foi em busca de aventuras ao lado de Jackie McLean e Ted Curson. Porém, a grande mudança veio quando ele se juntou ao grupo de Cecil Taylor em 1959, o que lhe permitiu improvisar a um nível muito mais avançado.


Quando excursionava pela Europa com Taylor, Murray conheceu Albert Ayler e passou a integrar a sua banda em 1964; já em 1967, Murray participava da maioria das gravações de saxofonistas do free jazz.Ele também trabalhou com Ornette Coleman, Don Cherry e John Tchicai. Fez seus primeiros álbuns como líder em 1965 com 'Sunny's Time Now' e em 1966 com "Sunny Murray Quintet".


Em 1968, Murray viajou para França onde ele tocou com Archie Shepp e gravou como líder para Affinity e BYG Actuel. Voltando aos EUA em 1971, Murray se instalou na Filadélfia e formou um grupo chamado "Untouchable Factor" que ele conduziu de vez em várias formações. Ele conduziu um bom quinteto do final de 70 ao final de 80 e participou de várias gravações durante os anos noventa.
Sunny Murray em Vienna.
Reference - AAJ

No comments: