Wednesday, September 02, 2009

LAURINDO ALMEIDA,THE BEST OF THE BEST.


O violonista brasileiro Laurindo Almeida nasceu em Miracatu no Estado de São Paulo, em 2 de Setembro de 1917.


Um dos violonistas brasileiros mais conhecidos nos Estados Unidos e praticamente desconhecido no Brasil, Laurindo de Almeida teve importância ao introduzir o violão brasileiro, com todas as suas caraterísticas únicas, no mundo do jazz norte-americano.


Começou a tocar violão em serestas e mudou-se para o Rio de Janeiro em 1935, quando passou a trabalhar no Cassino da Urca e na Rádio Mayrink Veiga. Atuou também como compositor, criando choros e valsas, alguns em parceria com o violonista Garoto. Com a lei que proibiu o jogo no Brasil, numa época em que Laurindo era considerado um dos melhores violonistas do país, foi para os Estados Unidos em 1947, indo trabalhar na Orquestra de Stan Kenton.


Durante a sua trajetória, tocou em orquestras, filmes, shows e consolidou uma respeitável carreira solo. Gravou o primeiro de uma série de discos em 1949 e participou da trilha de sonora de cerca de 800 filmes.


Participou do Modern Jazz Quartet nos anos 60 e do LA4 na década seguinte. Consolidou-se como arranjador, orquestrador e compositor, além de instrumentista. Ganhou 6 prêmios Grammy, além de uma série de outros prêmios da indústria fonográfica e cinematográfica. Com mais de 40 discos gravados no exterior e participação em mais outros tantos, Laurindo de Almeida permaneceu em atividade até o fim da vida, finalizando seu último CD, "Naked Sea", com Danny Welton, duas semanas antes de sua morte.


Como guitarrista de estúdio em Los Angeles em 1950, em diante, Almeida continuou também tocando jazz junto com a música clássica. Em suas gravações de 1954 com Bud Shank tocava essencialmente bossa nova, sete anos antes do saxofonista Stan Getz.


Uma década após as sessões com Shank, Almeida gravou um novo melhor best-selling de bossa nova para Capitol. No começo dos anos 60, gravou um grande álbum com o Modern Jazz Quartet, onde interpreta o “Concerto de Aranjuez” em ritmo de jazz.



Laurindo faleceu no Canadá, praticamente esquecido no Brasil, em 1997.

Click para ouvi-lo acompanhando Sammy Davis Jr.

No comments: