Friday, September 11, 2009

PASCOAL MEIRELLES,O BATERISTA BRASILEIRO


O baterista brasileiro Pascoal Meirelles nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais, no 11 de setembro de 1944. O princípio foi autodidata, e já aos dezesseis anos, Pascoal começou sua carreira profissional em tocando em night-clubs. Em 1967 ele se mudou para o Rio de Janeiro e logo passou a pertencer ao combo de Paulo Moura.
Pascoal tocou e gravou com grandes nomes da música brasileira, como Elis Regina, Luis Bonfá, Chico Buarque, Ivan Lins e Edu Lobo.Em 1975 ele foi estudar na famosa e prestigiada Berklee College of Music, em Boston. Nessa mesma época, participou do disco de Tom Jobim, "Terra Brasilis".
Ele se graduou em 1979 e assim que retornou ao Brasil, iniciou trabalhos com Gonzaguinha e Wagner Tiso. Em 1981, Pascoal gravou o seu primeiro álbum, "Considerações a Respeito", que foi seguido pela gravação de "Tambá" (83), "Anna" (87), "Paula" (92) e "Considerações" (95) - uma compilação dos três primeiros trabalhos. Em 1994 foi convidado para ministrar treze workshops na Dinamarca e Suécia.
Durante o período de 1993/95 ele participou de curso de verão da Escola de Música de Brasília e realizou um outro workshop em 1996, no Segundo Encontro de Percussionistas Sul-americanos, no Rio Grande do Sul.
Click para ve-lo em grande companhia executando "Cama de Gato"

1 comment:

Pascoal said...

Dear Humberto Amorim!
I´m very happy about your article about my career! It´s very important for me , people like you spend time on featuring musicians on your Blog.
Thanks a lot!
Pascoal Meirelles