Wednesday, September 09, 2009

ELVIN JONES, THE JAZZ DRUMMER


O inigualavel baterista de jazz Elvin Ray Jones, nasceu no 9 de Setembro de 1927, em Pontiac,Michigan, dentro de uma familia musical, composta por dez irmãos. Seu pai era inspetor da fábrica General Motors, pastor da Igreja Batista e baixo no coro da igreja.Ele sempre será lembrado pela sua ligação com o John Coltrane Quartet (1960-65), mas ele também teve uma grande carreira como bandleader.



Um dos maiores bateristas de todos os tempos, Elvin era o irmão mais novo de uma famosa família musical que também inclui Hank e Thad Jones. Depois servir o Exército (1946-49), ele começou a atuar no jazz de Detroit no começo dos anos 50. Ele se mudou para New York em 1955, trabalhou com Teddy Charles e Bud Powell Trio; gravou com Miles Davis e Sonny Rollins. Depois de atuar nos grupos de J.J. Johnson (1956-57), Donald Byrd (1958), Tyree Glenn e Harry "Sweets" Edison, Elvin Jones passou a ser um importante músico do Quarteto de John Coltrane, criando a base rítmica para que Coltrane pudesse alçar seus vôos notáveis e esteve presente na maioria das suas melhores gravações.



Quando Coltrane acrescentou Rashied Ali ao seu grupo no início de 1965 como segundo baterista, isso não agradou a Jones que se desligou do conjunto. Ele foi numa excursão européia com a Duke Ellington Orchestra e por lá começou a liderar seus próprios grupos que nos anos noventa foram conhecidos como a Jazz Machine de Elvin Jones. Ele permaneceu bem ativo nos anos 2000 e continuou atuando com a sua Jazz Machine, enquanto convidando jovens talentos em suas turnês. Entre os colaboradores estavam os saxofonistas Frank Foster, Joe Farrell, George Coleman, Pepper Adams, Dave Liebman, Pat LaBarbera, Steve Grossman, Andrew White, Ravi Coltrane e Sonny Fortune, o trompetista Nicholas Payton, os pianistas Dollar Brand e Willie Pickens, o tecladista Jan Hammer e os baixistas Richard Davis, Jimmy Garrison, Wilbur Little e Gene Perla entre outros. Elvin Jones gravou como líder para muitos selos: Atlantic, Riverside, Impulse, Blue Note, Enja, PM, Vanguard, Honey Dew, Denon, Storyville, Evidence and Landmark.



A sua dedicação e o amor à bateria eram tais que até mesmo em face a problemas de saúde ele continuou tocando seu instrumento, ocasionalmente acompanhado por um tanque de oxigênio. Elvin Jones sofreu parada cardíaca e veio a falecer no dia 18 de maio de 2004.

Click para apreciar a sua performance.




Fonte - AAJ

No comments: