Friday, September 25, 2009

OS CEM ANOS DA MAGNÍFICA MARY LOU WILLIAMS


Apesar do centenário de Mary Lou Williams, ocorrer em Maio do próximo ano, o pessoal da “Jazz at Lincoln Center” iniciará a sua celebração neste ano. Começando em Novembro, o espaço construído por Wynton Marsalis estará homenageando a legendária pianista com vários eventos , desde concertos, aulas e até um concurso “Você é a Próxima Mary Lou Williams?".



O início ocorrerá nos dias 6 e 7 de Novembro com “Jazz for Young People” com um programa chamado “Quem é Mary Lou Williams?” tendo Marsalis e a “J@LC Orchestra” como anfitriões. Uma semana depois Marsalis e a orquestra retornarão para um concerto com os convidados especiais, os pianistas Geri Allen e Geoffrey Keezer, para celebrar o centenário de Mary Lou Williams. Essas performances ocorrerão nos dias 13 e 14 de Novembro no “Rose Hall”.Talvez o mais inusual seja o concurso com o curioso título “Você é a Próxima Mary Lou Williams?".



Apesar de uma óbvia menção a programas de televisão que assolam os canais hoje em dia , o título leva-nos a questionar porque haveria outra Ms. Williams, uma pessoa e artista singular. Williams teve uma carreira que não pode ser facilmente comparada com outro artista de jazz e é duro imaginar a participação dela em um concurso, quando ela era jovem para ser, digamos, o próximo James P. Johnson ou Count Basie. Apesar disto, mulheres, que tocam piano e que tenham até quinze anos de idade, são encorajadas a submeter um vídeo de uma música de Williams, para ter a chance de tocar com a “Jazz at Lincoln Center Orchestra” com Wynton Marsalis como integrante do já mencionado concerto “Jazz for Young People”, “Quem é Mary Lou Williams?” As inscrições encerrarão no próximo dia 14 de Outubro.



Para maiores informações visitem o site da “Jazz at Lincoln Center”. E há mais . Em Janeiro e Fevereiro do ano que vem, o empresário e guia espiritual de Mary Lou Williams, o padre Peter O’Brien, dará um curso na “Swing University” sobre a vida e a música de Williams. Finalmente, a “Essentially Ellington High School Jazz Band” doará 4.500 livretos sobre a música de Mary Lou Williams para escolas do segundo grau dos Estados Unidos. Nestes livretos estão “New Musical Express,” “Roll ‘Em” e “Walkin’ and Swingin’.”



O programa culminará com o evento anual “Ellington Competition & Festival” no dia do aniversário de Williams, 08 de Maio de 2010. Nossa admiração e respeito pelo diretor artístico Marsalis e seus associados pelos esforços para chamar a atenção para esta, frequentemente esquecida, gigante do piano jazzístico.



Para aqueles que desejam realizar outras festividades , recomendamos o interessante livro de Linda Dahl sobre Williams,” Morning Glory, A Biography of Mary Lou Williams”, que teve trechos publicados na edição de Março de 2000 da JazzTimes.


Mary Lou plays "Solo Piano Blues"






Fonte : JazzTimes / Lee Mergner

No comments: