Um dos melhores trombonistas dos anos oitenta, Steve Turre nasceu no 12 de stembro de 1948 em Omaha,Nebraska e foi quem também introduziu as conchas no jazz. Apesar de começar com violino, ele mudou para o trombone quando tinha dez anos.
Turre começou a trabalhar com treze anos na sua cidade natal, em 1968 tocou algumas vezes com Rahsaan Roland Kirk, gravou em 1970 com Santana e em 1972 excursionou com Ray Charles.
Teve diversas experiências musicais nos anos setenta, inclusive excursões com Art Blakey's Jazz Messengers e a Thad Jones-Mel Lewis Orchestra (ambos entre 1973), tocou trombone e baixo elétrico com Chico Hamilton (1974-1976) e gravou com Woody Shaw e Rahsaan Roland Kirk. Foi Kirk quem incentivou Turre para tocar conchas exóticas e sua habilidade para conseguir uma gama extensa de tons claros é muito impressionante.
Depois, Turre excursionou com McCoy Tyner, Dexter Gordon, Slide Hampton, Poncho Sanchez, Hilton Ruiz, e Tito Puente, entre outros. Em 1987, ele integrou a Dizzy Gillespie's United Nations Orchestra e foi membro regular da Lester Bowie's Brass Fantasy e da Timeless All-Stars. Turre tocou com seu grupo Sanctified Shells no Monterey Jazz Festival de 1995.
Seu grupo é formado por quatro trombonistas que dobram as conchas, o trompetista E.J. o Allen, baixo, bateria e vários percussionistas. Steve Turre já realizou várias gravações como líder para os selos Stash, Antilles, Verve e Telarc.
Fonte - AAJ
Clique para ve-lo tocando conchas como ninguém.
No comments:
Post a Comment