Saturday, September 12, 2009

BARBRA STREISAND,AS GOOD AS IT GETS.


A cantora Nova Yorquina Barbara Streisand,uma das mulheres mais talentosas do mundo, irá lançar no proximo dia 29 de setembro o novo CD "Love is the Answer", permeado pelas leituras de eternos "standards", que faltavam em sua extensa e brilhante carreira. Lendo sobre ela, a seguir, o leitor entenderá a razão pela qual este novo trabalho, assinado por esta artista singular, merece constar de sua cdteca particular.


Indiscutivelmente, Barbra é uma das artistas mais consagradas do século, ela se auto entitulou como apenas uma "atriz que canta". O que vemos durante as ultimas cinco décadas deixa clara a sua modestia, pois a realidade é que ela consolidou uma das carreiras mais fenomenais da história do show business. Inspirou adulações delirantes e críticas amargas. Quebrou regras, pisou calos, e nunca desistiu. Foi cortejada por alguns dos homens mais bonitos do mundo, e ainda assim conseguiu manter sua vida íntima em segredo quase que absoluto. Barbra é com certeza uma das mulheres mais criativas, complexas, controversas e fascinantes do século XX. Seu nome de batismo era Barbara e mais tarde resolveu mudar para Barbra.


No dia do seu nascimento seus pais publicaram no New York Times o seguinte anúncio:


"O Sr. e a Sra Emanuel Streisand têm o grande prazer em anunciar que, às 5:04 da manhã, desta sexta feira, 24 de Abril de 1942, ocorreu a tão esperada e desejada chegada de BARBARA JOAN (uma coisinha linda, ainda que sejam suspeitos para dizer isso, pesando 3.400 kg).Depois de dez dias em sua residência de origem, o Hospital Israelita do Brooklyn, Barbara Joan mudou-se para a Schenectady Anevue, 457, Brooklyn, Nova York, onde está vivendo com seus pais orgulhosos e seu irmão coruja, Sheldon Jay".



A carreira de Barbra Streisand foi pavimentada com realizações criativas, músicas, filmes incríveis e pioneirismo.

A mãe de Barbra (Diana Streisand) tinha 34 anos na ocasião do nascimento da filha mais nova (Barbra) e no dia 4 de Agosto de 1943, às 14:45, seu pai (Emanuel Streisand) foi declarado morto devido a uma parada respiratória; ela tinha apenas 15 meses.

Em 23 de Dezembro de 1950, Diana casou-se com Lois Kind e em 09 de Janeiro de 1951, nasceu a filha do casal, Rosalind (mais tarde, Roslyn). Barbra tinha agora 2 irmãos, Sheldon e Rosalind.
O padastro, Louis, era muito desagradável com Barbra. Ela parecia tentar muito agradá-lo. Ele era gentil, doce e adorável com os outros, mas agredia Barbra verbalmente. Gritava com ela, dizia coisas grosseiras e criticava as roupas dela na frente de seus amigos. Ela se via como vítima. Porque seu pai tivera que morrer? Em 14 de Maio de 1956 o casal se separou.


No dia 22 de Abril de 1956, como presente de aniversário pelos seus catorze anos, Diana permitiu que Barbra fosse com uma amiga, Anita Sussman, até Manhattan assistir a matinê da peça O diário de Anne Frank. Durante o espetáculo, Barbra poderia ter se visto naquele palco, e sabia em seu coração que poderia ter representado Anne Frank tão bem quanto à atriz que a representou na época, Susan Strasberg. Já em casa, quase explodiu de excitação enquanto descrevia a peça para a mãe.


Na tarde de domingo, 07 de Agosto, Barbra desceu os 31 degraus que levavam ao cavernoso Bon Soir Club, na rua 8, número 40, e fez um teste para Ernie Sgroi pai, seu sócio Phil Pagano e o mestre-de-cerimônias Jimmy Daniels. Depois de dois números pediram para que voltasse para cantar suas canções diante de fregueses regulares. Se gostassem dela, eles lhe dariam um contrato de duas semanas. Naquela noite, Barbra subiu no palco e percebeu que ainda tinha chiclete na boca. Tirou-o e grudou no microfone. A platéia riu e pensou: "Quem é essa doida?" Mas, quando ela começa a cantar "A Sleeping Bee", Sgroi e Pagano olharam em volta e notaram que todos tinham parado de rir. Observaram que os fregueses tinham parado de beber e que, quando Barbra estava chegando ao final da música, os garçons haviam parado de servir. Barbra hipnotizara o salão inteiro.


Em 5 de Abril de 1961, Barbra apresentou-se no programa de Jack Paar, que era a vitrine mais importante da madrugada na época. Transmitido nacionalmente, era um lugar bem favorável para fazer uma estréia na televisão. Usando um vestido longo preto e simples, ela cantou "A Sleeping Bee" e "When the Sun Comes Out", depois reuniu-se a Phyllis Diller, Gore Vidal, Albert Dekker e Hugh Downs nos debates. "Isso é tão excitante!", exclamou entusiasmada, balançando os braços e os olhos percorrendo o estúdio, "Não posso lhes dizer quanto! Todas essas pessoas e câmeras e luzes...e pessoas! Nossa!"

Sua primeira aparição na Broadway foi em I Can Get It For You Wholesale, ganhou o prêmio do The New York Drama Critics Award e recebeu uma indicação ao Tomy. Baseado no romance escrito por Jerome Weidman em 1937, a peça musical conta a história de Harry Bogen, um homem ousado e oportunista, e sua acensão ao topo da indústria de vestuário no final dos anos 30. Durante o percurso, ele abala seu relacionamento com a mãe, seu sócio e sua namorada. Para o papel-chave de Harry Bogen foi escalado Elliot Gould e para o papel da Sra. Marmelstein foi Barbra a escalada. Barbra e Elliot se apaixonaram.Barbra tem um filho chamado Jason Gould (saiba detalhes e mais informação no link Jason).


Em 29 de Maio de 1962, ela apareceu no popular "The Garry Moore Show", um programa de variedades da televisão no hirário nobre. Ela entrou em um cenário de uma sacada, vestida em um elegante longo preto, e cantou uma eletrizante e emocionante interpretação de "When the Sun Comes Out". Ela também cantou uma versão irônica e sádica da canção tradicional "Happy Days Are Here Again", que no momento era tema do partido democrata.


Aos 21 anos de idade, Barbra chegou aos estúdios da CBS para gravar sua participação no "The Judy Garland Show". A aparição de Streisand causou uma certa euforia nos corredores da emissora mas ninguém estava mais nervosa e excitada que Judy. Por um lado, sentiu que sua dupla com Streisand tinha potencial de lançar fogos de artifícios. Por outro, Barbra transbordava juventude, possuía a voz mais linda que Judy jamais ouvira e era frequentemente anunciada como "a nova Garland" - o que mostrava que a velha Garland estava a caminho de ser superada. Judy pretendia lutar para não permitir que aquela recém-chegada a ofuscasse. Disputaria com Barbra Streisand cada posso do caminho ou morreria tentando.No minuto em que Judy entrou no ensaio, a equipe notou que alguma coisa estava acontecendo. Com frequência ela se arrastava até o estúdio depois de uma noite de bebedeira, pílulas e insônia, quase incapaz de trabalhar.

Nesta manhã estava repleta de energia, os cabelos penteados, completamente senhora de si. Barbra era uma história diferente. Barbra chegou a comentar uma vez sobre seu momento com Judy e entendia porque Garland estava tão apavorada: "Meu coração estava voltado pra ela. Ela estava se apoiando em mim, com força. Estava apavorada. De alguma forma, a pessoa se torna mais amedrontada quando fica mais velha. Quando se é jovem, não há nada a perder."

O seu primeiro disco se chamou The Barbra Streisand Album, e ela ganhou em 1963 dois Grammy Awards. Um deles foi pelo Álbum do Ano e na época ela era a mais jovem concorrente do evento.


Barbra foi honrada com um Emmy Award e também com o Peabody Award pelo seu primeiro especial de televisão, My Name Is Barbra, em 1965. O programa lhe rendeu cinco Emmys. Durante a cerimônia , em 15 de Setembro de 1965, Barbra aparentando um certo cansaço, mas bronzeada e luminoza, conta uma piada: "Acho que correu um fio de minhas meias - brincou - Logo nesta noite!". O momento Emmy se repetiu 30 anos mais tarde com sua produção musical para televisão do seu show ao vivo (1994 - Barbra Streisand: The Concert), Barbra recebeu dois Emmys (diretos para ela) e mais três para serem divididos com outros membros da equipe de produção do especial.


O filme O Princípe das Marés foi o primeiro filme dirigido por Barbra a ser indicado ao prêmio de melhor direção diretamente do Directors Guild of America e do Academy Award nominations ao mesmo tempo. Barbra produziu, dirigiu e atuou nele.
Sua estréia no cinema foi com o musical Funny Girl, em que ganhou um Oscar como melhor atriz em 1968. ComYentl em 1983, Barbra se tornou e primeira mulher a produzir, dirigir, escrever e atuar em um longa metragem.


Barbra Streisand foi a primeira compositora a ganhar um Oscar e isso aconteceu por sua música "Evergreen", o love theme do filme "Nasce uma Estrela" ( A Star is Born ). Ela foi nomeada novamente em 1997 como co-compositora da música "I Finally Found Someone", baseado no love theme do filme "O Espelho Tem Duas Faces" (The Mirror Has Two Faces).


Ela é a única artista que já recebeu todos os prêmios que existem por aí: Oscar, Tony, Emmy, Grammy, Golden Globe, Cable Ace e Peaboy Awards.

Barbra Streisand: The Concert, se tornou o maior evento musical visto da história da HBO. Ganhou o prêmio de Platina Triplo para video e um Disco de Platina Duplo para o CD. Ganhou também 5 Emmys, o Peaboy Award e 3 Cable Ace Awards.

No dia 1° de Julho de 1998, Barbra se casou com o ator e diretor James Brolin. Barbra diz que nunca foi tão feliz como agora, dedicou um álbum em homenagem ao seu amor por James e declara que agora seu objetivo é curtir a vida ao lado do seu grande amor.

Fonte - Barbra Streisand Music Guide
Click para ve-la maravilhosamente com Louis Armstrong.

No comments: