Saturday, September 26, 2009

NICHOLAS PEYTON, GUMBO NOUVEAU


Trompetista de jazz Nicholas Peyton nasceu no 26 de setembro de 1973 em New Orleans e foi criado em Treme, nas vizinhanças do Armstron Park. Ele começou aos 4 anos utilizando um trompete de miniatura presenteado pelo pai, o baixista Walter Peyton.



Aos dez, ele já participava dos ensaios e logo cursava a NOCCA (New Orleans Center for Creative Arts), da família Marsalis.Foi Wynton quem deu a primeira chance profissional a Payton, que tinha 16 anos, recomendando-o ao pianista Marcus Roberts, em New York.



Uma das novas estrelas do trompete dos anos 90, Nicholas combina referencias de sua herança de New Orleans com o hard bop e a musicalidade dos Young Lions.


Um ano depois, ele participava de um tributo a Louis Armstrong ao lado de jazzmen do porte de Dizzy Gillespie, Clark Terry, Harry "Sweets" Edison, Freddie Hubbard e Red Rodney. Payton se formou na New Orleans Center for Creative Arts. Em 1992, saiu em turnê com Marcus Roberts e viajou para a Europa em 1994 com o “The Jazz Futures II”.



Além disso, também excursionou com Elvin Jones e trabalhou com jazz no Programa do Lincoln Center.Sua estréia solo ocorreu em 1995, em "From this moment". No ano seguinte, ele lançou "Gumbo nouveau", onde recriava a seu molde clássicos da música de rua da Crescent City como "When the saints go marching in" e "St.James Infirmary".O seu terceiro cd, "Payton's Place", que reúne os três principais trompetistas da geração neo-bop: Wynton Marsalis, Roy Hargrove e Payton e o sax-tenor de Joshua Redman, foi lançado pela Verve em 1997.



Em 1999 realizou um projeto musical que homenageava Louis Armstrong.



Nicholas plays "Bag's Groove"
Fonte - CDJ

No comments: