Sunday, September 13, 2009

MEL TORMÉ, A VOZ AVELUDADA.



O cantor,compositor, arranjador,baterista, ator de rádio, TV, cinema e autor de cinco livros Melvin Howard Tormé, que adotou o nome artistico Mel Tormé, nasceu no 13 de setembro de 1925, foi apelidado de "The Velvet Fog", e foi um dos maiores cantores de jazz.


Sua composição mais conhecida é "The Christmas Song", música clássica do Natal. Criança prodígio, debutou aos 4 anos de idade, já cantando. Tormé teve o mais bonito timbre de voz que um homem pode ter, e o combinava com um infalível bom gosto, ritmo perfeito e absoluta classe ao cantar.


Pode ser tido como a "Ella Fitzgerald" de calças, tendo em vista seus "scats" vocais, afinação irretocável, respiração incrível, pronúncia perfeita e senso de harmonia incrível: apesar de improvisar, não conseguiria errar uma única nota, nem se quisesse.
Em 1943, Tormé estreou no cinema no primeiro filme de Frank Sinatra , o musical "Higher and Higher". Sucesso no cinema, logo passou á televisão, na qual comandou um show semanal em 1951–52.



Em 1947 formou o soberbo quinteto vocal "Mel Tormé and His Mel-Tones," cujas gravações impressionam ainda hoje por conta de sua inventividade incessante. Seguiu carreira solo como crooner de jazz, talvez o melhor de todos os tempos. Em fevereiro de 1999, Tormé recebeu o Grammy em reconhecimento por sua extraordinária carreira. Autor de mais de 250 canções, algumas das quais se transformaram em jazz standards.



Duas curiosidades: seu sempre esperado disco de duetos com Ella Fitzgerald deve ser o mais chorado disco jamais realizado da história do jazz vocal; ele jamais esteve no Brasil, país no qual tinha inúmeros fãs, dentre os quais Dick Farney e o apresentador de programas de jazz na rádio paulista, Carlos Conde.


Se no campo feminino as vozes do jazz podem-se contar às dezenas, no lado masculino contam-se nos dedos das duas mãos: Louis Armstrong, Joe Williams, Mark Rydell, Johnny Hartman, Billy Eckstine e alguns outros; indubitavelmente, Mel Tormé é o maior de todos.

Mel faleceu em 1994.

Click aqui para entender melhor a afirmação acima.



No comments: