Sunday, September 27, 2009

DAVE BRUBECK, DOUTOR HONORÁRIO DE MÚSICA


No próximo passado dia 20 de Setembro, o legendário pianista Dave Brubeck, recebeu o título de doutor honorário pela “Berklee College of Music”. A premiação ocorreu no último dia do Festival de Jazz de Monterey.Um pouco antes, do término do Festiva, Brubeck subiu ao palco com o seu quarteto.



Há algo mais para Brubeck celebrar. Este ano marca o 50º aniversário do lançamento do álbum “Time Out”, um dos mais populares discos de jazz do século XX.


Em 2007, Clint Eastwood, um velho amigo de Brubeck, havia presenteado-o com a mesma honra no festival, com o qual ele tem uma longa associação. Eastwood estava presente quando Brubeck recebeu o título do presidente da Berklee, Roger Brown.


Em um informe à imprensa, divulgado pela renomada escola de música, Brown reconhece a grande contribuição do pianista para a música norte-americana. “Sinto-me orgulhoso ao conceder-lhe esta premiação pelas suas diversas contribuições para o jazz, a música orquestral e sacra, e para a educação, com o Instituto Brubeck na Universidade do Pacífico e no Festival de Jazz de Monterey,onde ele tem fortes conexões e associações”, disse Brown.


“O 50º aniversário do lançamento do disco “Time Out” foi um perfeito momento para agradecer a Dave por tudo que ele tem feito pelo mundo e pelo mundo da música”. O Doutorado Honorário de Música foi outorgado pela primeira vez em 1971 para Duke Ellington.


Nos anos que se seguiram, muitas figuras proeminentes do jazz receberam esta honra, incluindo Dizzy Gillespie, Nancy Wilson, Tito Puente, Toshiko Akiyoshi, Chick Corea, Elvin Jones e Hank Jones.


Dave toca para Clint Eastwood, "Audrey"

http://www.youtube.com/watch?v=lGGucwpHdK4
Fonte : JazzTimes / Lee Mergner

No comments: