Wednesday, September 16, 2009

JON HENDRICKS, O GÊNIO DO VOCALESE


O cantor e compositor John Carl Hendricks, incontestável gênio do vocalese, nasceu a 16 de setembro de 1921 em Newark, New Jersey. Jon Hendricks possui a habilidade de escrever letras coerentes para a maioria das complexas e clássicas improvisações já gravadas. Foi também notável suas contribuições para o clássico grupo de jazz vocal, Lambert, Hendricks & Ross.



Hendricks cresceu em Toledo, Ohio, cantando na emissora local de rádio. Depois do serviço militar(1942-46), ele estudou direito ao mesmo tempo em que tocava jazz. Ele passou um tempo tocando bateria antes de se tornar letrista e vocalista. Em 1952 sua música, "I Want You to Be My Baby" foi gravada por Louis Jordan.


Em 1957 Hendricks fez sua estréia em gravações com "Four Brothers" e "Cloudburst" quando participava do Dave Lambert Singers. Em seguida ele se juntou a seus amigos cantores, Dave Lambert e Annie Ross para formarem o trio vocal, começando com as músicas de Count Basie. Lambert, Hendricks and Ross (depois de 1962 Yolande Bavan substituiu Ross) permaneceram juntos até 1964, se constitundo no melhor grupo de jazz vocal, influenciando todos aqueles que se seguiram, inclusive o Manhattan Transfer.



Em 1960 Hendricks escreveu e dirigiu o show "Evolution of the Blues" para o Monterey Jazz Festival. Durante 1968-73 ele viveu e trabalhou na Europa. Depois de retornar a San Francisco, Hendricks escreveu sobre jazz para o San Francisco Chronicle, fez palestras sobre jazz.


Criou um grupo com sua mulher Judith, seus filhos Michelle e Eric chamado de “Hendricks Family”, que está na ativa até os dias de hoje. Apesar de não ter gravado com constância, Hendricks participou de uma faixa do disco da Denon (junto com McFerrin, George Benson, Al Jarreau) onde ele recriava todos os solos da versão original de "Freddie Freeloader".


Clique para ver Jon Hendricks atuando com os "alunos" do Manhattan Transfer




Fonte - AAJ

No comments: