Wednesday, September 23, 2009

JOHN COLTRANE, THE JAZZ MASTER.


O jazz master John Coltrane, nasceu no 23 de setembro de 1926, em Hamlet, N.C. Poucos artistas foram influentes no jazz como o saxofonista John Coltrane. Em cada um dos vários períodos principais da sua carreira foram produzidos trabalhos clássicos que permanecem até o dia de hoje como modelos para os jazzistas do mundo inteiro.



Coltrane começou a tocar como profissional em 1947, depois que deixou o serviço militar onde se apresentava com a banda da Marinha. Durante os anos seguintes rodou em vários grupos sem se fixar, e só alcançou a fama depois que começou a refinar seu som sob a tutela de Miles Davis.



Em 1955, John Coltrane se integrou ao Miles Davis Quintet como saxofonista-tenor, evoluindo rapidamente a ponto de se tornar um dos artistas mais poderosos desse grupo formidável. Infelizmente, em 1957 Coltrane foi despedido do Quintet devido ao uso da heroína. Depois de deixar as drogas, Coltrane trabalhou por um tempo com Thelonious Monk.
Em 1957, registrou seu primeiro grande álbum (alguns dizem que é o melhor) como líder de banda, o "Blue Train". Neste mesmo ano ele voltou ao Miles Davis Quintet onde seu estilo de execução "sheets of sound" ganhou críticas elogiosas e um contrato para gravar um álbum na Atlantic.


Em 1959 o esforço solista de Coltrane em "Giant Steps" que teve o acompanhamento de piano-baixo-bateria, o colocou no devido lugar na história do jazz. Seguindo o sucesso de “Giant Steps”, Coltrane deixou o Miles Davis Quintet para começar um novo trabalho junto com o pianista McCoy Tyner, o baixista Jimmy Garrison e o baterista Elvin Jones.



Em 1960, ele lançou outra obra-prima "My Favorite Things", que introduziu um período novo na sua carreira, marcada por um som mais minimalista, hipnótico e solos longos, redundantes. Embora chamado por alguns críticos como "anti-jazz", o novo estilo de Coltrane gerou ondas criativas no universo musical.



Logo depois de gravar em 1964 seu trabalho seminal "A Love Supreme", John Coltrane começou a procurar uma direção mais de vanguarda com a sua banda, que agora passa contar com vários instrumentistas de sopro e um segundo baixista (e depois, um segundo baterista).



Evitando se deter na melodia, sua música se tornou mais improvisatival e intensa. Tragicamente, antes de 1966 sua saúde estava começando a falhar: alguns culparam o excesso de trabalho, pelo fato de praticar até 12 horas por dia.



Ele faleceu no dia 17 de julho de 1967 de câncer no fígado e foi enterrado em Farmingdale, New York.

John Coltrane plays "My Favorites Things"

http://www.youtube.com/watch?v=I_n-gRS_wdI

Fonte - AllMusic

No comments: