Sunday, September 06, 2009

LUCIANA SOUZA, UMA VOZ MARAVILHOSA


A cantora brasileira Luciana Souza é dona de uma voz maravilhosa, uma técnica admirável e um talento indiscutível, ela compõe e canta Jazz como poucos. Faz músicas acessíveis e sem rótulos. Leia-se nisso: não é porque ela é brasileira e vive nos EUA, onde construiu família e carreira ensinando e fazendo música que vc encontrará aqui um álbum de bossa nova.
Luciana parece fazer música seguindo outras forças que não as forças do mercado: convicções pessoais, instinto, inspiração, ou o que quer que a alimente. Mas isso que transparece em suas músicas seguramente colaborou para lhe trazer o reconhecimento e prestígio associado a seu nome na música internacional. Esse seu sétimo álbum foi produzido por Larry Klein, parceiro nas composições e marido de Luciana.
Ele produziu também alguns outros álbuns importantes como o "Half the Perfect World" da Madeleine Peyroux e "River: The Joni Letters" do Herbie Hancock que ganhou Grammy de melhor álbum de 2008 (batendo a Amy Whinehouse que concorria na mesma categoria e que levou outros 5 prêmios na mesma noite).
O repertório de "Tide" conta com apenas duas regravações, (o mix de "Adeus America & Eu Quero Um Samba" que abre o álbum e o elegante samba antigo "Soriu Para Mim"). De resto, são todas composições inéditas em português e em inglês, com música de Luciana (exceto "Amulet" que é uma instrumental inédita de Paul Simon com que ele presenteou Luciana).
Destaque para a linda canção título "Tide" como "Love-Poem 65" que são melodias sobre poemas do fantástico E.E. Cumings. O poema "Chuva" de Paulo Leminski também ganhou música, tornando-se uma das mais belas músicas do álbum ao lado de "Circus Life". Esse é um álbum para explorar, ouvir repetidamente e se admirando a cada nova audição com a força e a beleza de cada uma dessas canções.
Em “Tide”, a vocalista brasileira Luciana Souza apresenta todos os atributos que a levou a ganhar o prêmio de melhor vocalista feminina do jazz, em 2005, pela Associação dos Jornalistas do Jazz. Sua voz nunca é menos que cativante após um conjunto de apresentações e demonstra uma atrativa maturidade, que vem com o passar dos anos, e uma sedutora suavidade. Canções maravilhosamente apresentadas com melodias leves,envolventes e que absorve completamente o ouvinte, revela uma cantora e compositora no auge do seu trabalho.
O claro e qualificado som de Souza e sua apresentação intima sugere Joni Mitchell como uma fonte de inspiração, particularmente na adorável "Our Gilded Home". Souza interpretou a composição de Mitchell, "Down to You" no CD “The New Bossa Nova (Verve, 2007)” e lhe deu a mais convincente interpretação. O charme que ela emprestou à versão de "Amelia" no disco de Herbie Hancock, “River: The Joni Letters (Verve, 2007)”, dá a Souza a certeza de que ela partilha a alma da poetisa, que está no centro do trabalho de Mitchell.
Entretanto, as canções em “Tide” são menos descomprometidas e mais doces.Um par de sambas apresenta seu impressivo “scatting”, sombreado pelo entusiasmante violão de Romero Lubambo, trazendo excitação para um estilo familiar .Vinnie Colaiuta, cuja bateria ao longo do CD foge ao óbvio e é tão refinado quanto qualquer coisa já feita antes, adiciona movimentos adequados das baquetas para faixas mais radiantes.
Suas melodias são instantaneamente acessíveis, como no estalar de dedos em "Fire and Wood", que apresenta um solo adorável de Fender Rhodes por Larry Goldings e em "Circus Life", com um maravilhoso refrão apresentado por Souza.
No passado Souza colocou sua música ao redor da poesia de Pablo Neruda e Elizabeth Browning, dentro de uma linguagem que ela claramente desenvolveu. Ela traz uma sonhadora qualidade e brilhantismo para as baladas "Love —Poem 65" e "Tide", que são peças arranjadas magnificamente e enriquecidas pelo toque cheio de sentimentos do guitarrista Larry Koonse.
Duas outras canções escritas por Souza provam seu amor pelas baladas. A suave "Once Again" com um simples acompanhamento de piano e mudanças sedutoras de acordes e "Chuva", encantadoramente cantada em Português. Na última faixa em que Cyro Baptista participa, que é sublime, há a apresentação de sutis toques percursivos.
O álbum encerra com "Amulet", uma música escrita pelo especialista no uso das palavras,Paul Simon, especialmente para Souza, e ironicamente sem palavras. A voz de Souza traça a melodia em harmonia com a guitarra de Larry Koonse, encerrando com uma nota alta, como o vôo de um pássaro perdendo-se no horizonte.A tremenda versatilidade de Souza, ela já gravou com Hermeto Pascoal, Fred Hersch, Maria Schneider e Paul Simon, com orquestras filarmônicas e de cãmara, demonstra que esta variação de estilos não surpreendem.
Faixas: Adeus America & Eu Quero Um Samba; Fire and Wood; Our Gilded Home; Love - Poem 65; Circus Life; Once Again; Tide; Sorriu Para Mim; Chuva; Amulet.Músicos: Luciana Souza: vocais; Romero Lubambo: violão (1, 5, 8, 9); Larry Koonse: guitarra (2-4, 6, 7, 10); Larry Goldings: piano (3, 5, 6, 9), orgão, (2, 4, 6, 7); Larry Klein: baixo (1-9); Vinnie Colaiuta: bateria (1-9); Cyro Baptista: percussão (2, 3, 5, 8, 9); Rebecca Pidgeon: "backvocal” (2, 5).
Click para ve-la cantando com Romero Lubambo

No comments: