Tuesday, September 15, 2009

CANNONBALL ADDERLEY, THE KIND OF BLUE SAX


Cannonball Adderley nasceu em 15 de setembro de 1928 em Tampa, Florida. Conhecido pelo seu suingue e pelas improvisações de sax-alto, Cannonball Adderley foi uma figura central do jazz moderno, seja participando dos históricos combos de Miles Davis, seja nos grupos que ele co-liderou com seu irmão, o trompetista Nat Adderley.


O talento de Adderley chamou a atenção de Davis, que o incluiu em seus sextetos, os quais já contavam com estrelas como John Coltrane, Red Garland, Paul Chambers e Philly Joe Jones. Ficou com Miles de 1957 a 1959. Esse poderoso e criativo combo gravou discos que se tornaram clássicos, pelo selo Columbia e entre eles estão “Milestones” e “Monk And Miles At Newport”.Em 1959, Adderley participou do lendário disco de Davis, “Kind Of Blue” e Davis co-estrelou como sideman o excelente disco de Adderley pela Blue Note, “Something Else”.


Adderley gravou com um grande número de grandes personalidades do jazz, como Coltrane, Bill Evans, Milt Jackson e Nancy Wilson.Através dos combos montados junto com seu irmão, Cannonball continuou pesquisando e aproximando a música africana com o jazz. Vários de seus sidemen, como Charles Lloyd, George Duke, Louis Hayes e Joe Zawinul se transformaram em jazzistas de alto nível. A inclusão de Zawinul foi importante porque ele em 1963 que após o sucesso do soul-jazz de "Mercy, Mercy, Mercy" alterou o contexto do jazz com a introdução de um piano elétrico.Adderley por outro lado ficou conhecido por composições como "Jive Samba" e "The Country Preacher".

A maioria dos seus trabalhos como líder estão gravados nos selos Riverside e Capitol. Cannonball morreu de ataque cardíaco quando se apresentava em Gary, Indiana, a 08 de agosto de 1975.



No comments: