Monday, September 07, 2009

SONNY ROLLINS, THE JAZZ MASTER


O saxofonista genio do jazz, Sonny Rollins, nasceu no 7 de setembro de 1930, na cidade de New York. Ele começou tocando sax-alto na escola secundária, mas logo depois ele trocou pelo tenor e iniciou sua carreira em 1947. Entre o final dos anos 40 e começo dos anos 50, Rollins trabalhou com o que havia de melhor no bebop, entre eles, Art Blakey, Thelonious Monk, Bud Powell, Miles Davis e Tadd Dameron.



Suas primeiras gravações como líder ocorreram em 1951.Rollins se juntou ao quinteto do trompetista Clifford Brown e do baterista Max Roach por um par de anos, de 1955/57 e a partir da morte de Brown passou a liderar e gravar com seus próprios grupos. A obra realizada por Rollins no período de 1957/59 é fantástica, pois nela foram criados momentos inesquecíveis do jazz moderno. Dessa obra, se destacam “Saxophone Colossus”, “Way Out West” e “Freedom Suite”.Gunther Schuller escreveu em 1959 sobre os improvisos de Rollins em "Blue 7" do álbum Saxophone Colossus com grande emoção. Schuller falava da habilidade de Rollins para dividir o tema em motivos e trabalhar nos elementos como um compositor poderia chegar ao trabalho principal--em vez da metodologia de jazz habitual de empregar mudanças somente de acorde. Em 1959 ele se ausentou do mundo do jazz, retornando só em 1962 com o álbum “The Bridge” tocando com o guitarrista Jim Hall, o baixista Bob Cranshaw e o baterista Ben Riley. O nome do disco se deve ao fato de que durante sua ausência ele praticava seu sax na Williamsburg Bridge em New York.



Depois de gravar numerosos álbuns na década de 60, inclusive vários para a Impulse!, ele viajou para a India em 1968. Um ano depois ele voltou a se retirar da ativa, só retornando às gravações em novembro de 1971. A carreira de Rollins continuou sendo muito profícua, gerando não só muitos álbuns mas também várias excursões internacionais bem como intensa participação em festivias de jazz nos Estados Unidos e na Europa.


Um dos melhores albuns de sua profícua trajetória, "Without a Song - The 9/11 Concert" (2005) , é resultado do registro do show ao vivo que ele fez em Boston, uma semana depois do ataque terrorista às torres do World Trade Center, que ele assistiu da janela de seu apartamento.



Sonny Rollins é um, dos poucos jazz masters, remanescente da grande era do jazz.



Clique aqui para ve-lo em ação.


No comments: