Wednesday, September 30, 2009

EDSON COSTA, HARMONIZAÇÃO ENO-MUSICAL

Em conformidade con o calendário de apresentações mensais do Clube dos Discófilos Fanáticos (CDFs), Sérgio Benigno, da Patuléia, inaugurou as apresentações da noite, comprovando a lenda de que o grupo Pink Floyd compos uma canção baseando-se no filme "O Magico de Oz".
Eu, Joaquim Nogueira e Edson Costa, momentos antes da belissima apresentação.

O discófilo fanático Edson Costa honrou à sua esposa Sandra Santos e a mim, com a dedicatória da apresentação.


Aqui, Edson inicia, com desenvoltura e conhecimento de causa, o desenvolvimento do tema "Harmonização Eno-Musical - Musica e Vinho" através do qual esmiuçou dois ingredientes de sua predileção, relativos ao desfrute do seu ócio produtivo.


Edson explica que a musica é uma expresssão individual do compositor e geralmente exprime caracteristicas da cidade ou da região onde ele vive. O vinho por sua vez, é uma expressão do enólogo e guarda sempre as caracteristicas da região onde foi produzido. Os exemplares mais notáveis são exatamente os que melhor refletem seu terroir.



Edson disse mais. Vinho e música podem ser vistos sob vários angulos. Mas, seguramente, um dos mais estimulantes é a variedade que ambos têm. No vinho pela diversidade de uvas, do terroir, de aromas e sabores. Na música, pelo ritmo, interpretação, letra e arranjo.



Edson concluiu. O resumo é o seguinte: para conhecer bem vinho e música, repete-se pouco e experimenta-se muito. Essa é uma verdade insofismável. Hoje é possivel conhecer vinhos através da variedade das uvas. A música, pela variedade dos ritmos.
Mas, com certeza, o aspecto mais tentador de todos é: você não pode conhecer o vinho sem degustar. Não se pode dizer que gosta ou não de uma música sem ouvi-la antes.
Um maestro é como um enólogo: ela faz o arranjo e a harmonização para que o produto final seja o mais agradável possivel. O conhecedor e apreciador gosta de todos os tipos de vinho: tinto,branco, rosé,seco,doce ou espumante. Todos têm sua hora e seu lugar. Na música o bom ouvinte também gosta da variedade dos ritmos : samba,xote,marcha,baião, jazz etc. Todos têm sua hora e o seu lugar.
O que importa realmente é a qualidade do produto final. Tanto a Musica quanto o Vinho tem que ser do nosso agrado e ponto final.

Joaquim,Ernesto e Garrafa, de frente para os sabores,iguarias e quitutes.

Meu querido amigo Lucio Bezerra vale mil abraços como este.
A classe serena do conhecedor de vinhos portugueses: Joaquim Nogueira.


Bem latino na minha Goyabera cubana.

Ernesto Costa, orgulhoso do irmão.


Chaguinha, com cara de: se melhorar estraga.



Jose Carlos e Barroso, atentos às informações.

Joaquim Marinho ganhando mais conhecimento.



A Patuléia, descontraidamente.


Dupla de peso: Expedito e Edmar.


Roberto Russo e o nosso querido "caseiro" Arnaldo Russo.


É da-lhe atenção.


Atentos, Roberto Benigno, Oswaldo Frota e o "caseiro" Arnaldo Russo.


Tio Acram, Ronaldo Tiradentes e Waldir Menezes


Aprovado.

Felicidade é se cercar pelos amigos com tudo de bom que a vida oferece.


Momento final. Eu e Arnaldo Russo louvando o apresentador Edson Costa em nome dos Discófilos Fanáticos e da patuléia.
Ao final da sua dissertação Eno Musical, Edson doou, a cada um dos presentes, um album duplo profissionalmente elaborado com todas as musicas da apresentação.
Mês que vem o apresentador será Augusto Menezes.

Segue a tua paixão e o sucesso te seguirá.
Fotos - Humberto Amorim

No comments: