Monday, September 14, 2009

CARMENÈRE, A UVA DESAPARECIDA



Ontem, durante a transmissão radiofonica do programa "Momentos de Jazz", realizei sorteio, graças ao apoio do amigo e enófilo Joaquim Nogueira, que teve participação recorde dos ouvintes pelo telefone, na promoção "Ligue e ganhe uma garrafa do Gran Tarapacá Carmenére 2007".

Os telefonemas jorraram, da mesma forma que brotou a curiosidade, por parte dos candidatos ao mimo, sobre a "misteriosa uva Carmenère". Ainda no ar, falei resumidamente sobre a fascinante história da chegada da uva Carmenère ao Chile. Para facilitar o entendimento, resolvi postar os detalhes deste grande acontecimento, que marca o desenvolvimento e aprimoramento da cultura vinicola na America do Sul.
A uva Carmenère foi redescoberta em um vinhedo no Chile e passa a ser orgulho do país. A casta Carmenère foi encontrada por acaso, no meio de vinhedos de Merlot por um françês que passeava no Chile em 1994 e desconfiou que as parreiras de Merlot poderiam ser de Carmenere, a uva desaparecida desde 1850, quando a praga da philoxera por pouco não acabou com todos os vinhedos da Europa.
Para ter certeza se era mesmo a uva extinta, mandaram amostras par a França. Estudos do formato da folha e testes de DNA determinaram ser mesmo a Carmenère, rara e antiga variedade típica da região de Bordeaux que conseguiu sobreviver porque todo gelo da cordilheira dos Andes e a água do oceano Pacífico não deixaram a praga invadir o país.
Uma boa novidade no mundo do vinho. E, como na França ela não voltou a ocupar seu espaço, transformou-se em orgulho nacional do Chile, o único país que coloca o nome Carmenère em seus rótulos.
Uva de bom corpo, os vinhos feitos com a Carmenère bem madura são muitos escuros, bem encorpados e têm textura macia como veludo. Os aromas vãos de frutas vermelhas miúdas, como framboesa, ao café e ao chocolate, sua marca registrada.
Potente e com personalidade forte, é amansado com carnes vermelhas sangrando, um bom churrasco ou uma ave de caça – pato, por exemplo, e outras. Servido com uma massa com molho vermelho, de tomates, também vai muito bem.
Nota do Blogger - Permitam-me recomendar, para entusiastas do vinho e principalmente aos apreciadores iniciantes, um livro super interessante, que por certo vai dar um norte na direção dos caminhos que levam ao aprendizado da degustação de excelentes vinhos, que hoje, se encontram disponíveis em vários empreendimentos em Manaus como a Panificadora N.S. de Fátima.
"110 Curiosidades sobre o Mundo do Vinho -Noite Adentro com Aromas e Sabores". (Editora Mauad, R$32,00 ) Euclides Penedo Borges, Vice-Presidente da Associação de Sommeliers do Rio de Janeiro.
Saúde!!!! Santé!!!! Cheers!!!! Salut!!!!

No comments: