Wednesday, September 16, 2009

CHARLIE BYRD, JAZZ SAMBA


O violonista de jazz Charlie Byrd nasceu em Chuckatuck, Virginia, no dia 16 de setembro de 1925. Byrd tem duas notáveis contribuições à música: primeiro ao aplicar técnicas de guitarra acústica ao jazz e música popular; segundo, ao ajudar a introduzir a música brasileira para o público norte-americano.



Nascido dentro de uma família musical, Byrd experimentou sua primeira grande emoção na França durante a guerra, ao tocar com seu ídolo, Django Reinhardt. Depois de tocar com Sol Yaged, Joe Marsala e Freddie Slack no pós-guerra, Byrd temporariamente abandonou o jazz para estudar guitarra clássica com Sophocles Papas em 1950 e Andrés Segovia em 1954.


Entretanto, ele retornou no final dos anos 50 a tocar na região da capital Washington em alguns grupos, mesclando jazz com clássico. Ele retornou às gravações no selo Savoy, como líder em 1957 e também tocou com a banda de Woody Herman durante os anos de 1958-59.


Uma viagem à América do Sul, sob os auspícios do Departamento de Estado americano em 1961, revelou à Byrd o emergente movimento da bossa nova. De volta a Washington, ele mostrou algumas gravações de bossa nova para Stan Getz, que convenceu ao diretor da Verve, Creed Taylor, para gravar um álbum de música brasileira com ele e Byrd. Este álbum, “Jazz Samba” se tornou um sucesso em 1962 pela força da música "Desafinado", introduzindo a onda da bossa nova na América do Norte. Graças à bossa nova, vários discos para a Riverside se seguiram, e pouco tempo depois, Byrd assinou um bom contrato com a Columbia, onde realizou obras mais comerciais e digestivas, voltadas para o grande público.



Em 1973, ele formou o grupo, “Great Guitars” com Herb Ellis e Barney Kessel e nesse mesmo ano, escreveu um manual de instrução para guitarra, que se tornou bastante usado durante a década. A partir de 1974 em diante, Byrd gravou para o selo Concord Jazz uma grande variedade de álbuns, incluindo as sessões com Laurindo Almeida e Bud Shank.



Charlie Byrd morreu de câncer, aos 74 anos, em sua casa em Annapolis, Maryland, no dia 03 de dezembro de 1999.


Clique para ver Charlie Byrd tocando Corcovado de Jobim


No comments: