Tuesday, March 16, 2010

TOMMY FLANAGAN


O pianista de bebop Tommy Flanagan, nasceu no 16 de março de 1930, em Detroit, Michigan e foi indiscutivelmente, um dos maiores seguidores do também pianista Bud Powell. Flanagan não apenas repetiu os passos de Bud, mas imprimiu sua forte e afável personalidade com maestria, elevando o estilo a um novo patamar.


Iniciou os estudos de música aos seis anos de idade, tocando clarinete. Aos onze, mudou para o piano, tendo, logo, grande destaque. Com apenas quinze anos, tocou com músicos como Milt Jackson, Thad Jones e Elvin Jones.


No começo dos anos 50, foi figura importante no cenário jazzístico de Detroit, chamando a atenção de muitos músicos locais e visitantes. Não tardou para que, em 1956, mudasse para Nova Iorque. Seu primeiro trabalho em Nova Iorque foi substituir, nada menos que, Bud Powell, no lendário Birdland. Com seu indiscutível talento, logo foi chamado para tocar com grandes nomes do jazz, como Sonny Rollins, John Coltrane, Charles Mingus e Miles Davis.


Durante boa parte da carreira, estabeleceu sua reputação como sensacional e estimulante pianista acompanhante, principalmente de cantores. Mas a partir do final dos anos 70, provou ser um solista e “band leader” fora de série.



Com seus diversos discos eleitos como essenciais em qualquer discografia do jazz, não deixa a menor dúvida.Com duas palavras podemos definir a música de Flanagam: bom gosto. Não apenas a técnica apurada, a delicadeza do toque e o domínio do ritmo e harmonias definem suas principais características, mas, também, a elegância de suas frases.



Não era à toa que Tommy era disputado pelos músicos e cantores de primeira linha para ocupar a vaga de pianista. Nos seus solos, pode-se facilmente notar suas qualidades. A simplicidade e beleza das linhas melódicas numa estrutura musical simples. No tema “Dark Eyes”, música tradicional da Rússia. São apenas 16 compassos com, basicamente, uma progressão em tom menor que se repete. Flanagam utiliza, quase que o tempo todo, as notas do campo harmônico e arpejos. E, em apenas dois choruses, deixa evidentes seu estilo e valor.



Em 1957 gravou seu primeiro e aclamado disco em trio “Overseas”. Ao longo da década seguinte, gravou mais de 100 discos, com os mais variados artistas, muitos considerados essenciais na discografia do jazz. De 1968 a 1978 foi pianista da diva Ella Fritzgerald, com quem viajou extensivamente e tornou-se mundialmente conhecido como um dos melhores pianistas acompanhantes do jazz.



A partir de 1978, provando não ser apenas um acompanhante, formou seu próprio trio e passou, quase que exclusivamente, a apresentar-se nesse formato. Como solista, gravou diversos discos considerados soberbos.


Recebeu quatro indicações ao Grammy, duas para “Melhor Performance em jazz com grupo”, duas para “Melhor Performance solo em jazz”, e foi eleito “Pianista Top de Jazz” pela Downbeat.



Apesar dos problemas no coração, continuou apresentando-se e viajando com seu trio até os últimos dias de sua vida.


Tommy faleceu em Manhattan, no 16 de novembro de 2001.

Tommy Flanagan leva "Lament" do trombonista J.J. Johnson.
http://www.youtube.com/watch?v=hLUm7rMiUDY

Reference - Musiciansguide

No comments: