Friday, March 19, 2010

ELIANE ELIAS, A BELA DO JAZZ


A cantora e pianista de jazz brasileira Eliane Elias, nasceu no 19 de março de 1960, em São Paulo e vive em Nova York desde 1981.


Sua mãe era uma pianista clássica e ela começou a tocar piano aos 6 anos de idade. Quando completou dezessete passou a se apresentar tocando suas composições próprias. Após uma turnê em 1981 com Eddie Gomez, foi encorajada a se mudar para Nova York.

Em Nova York, foi convidada a se juntar à banda Steps Ahead, gravando um álbum com eles em 1983. Após sair do grupo, trabalhou com o trumpetista Randy Brecker, com quem se casou e divorciou-se anos depois.

Eliane é uma pianista de técnica primorosa e brilhante jazzwoman, como atestam álbuns gravados entre 1989 e 1995, do nível de "Solos and Duets" (Blue Note 32073), com mestre Herbie Hancock em seis das 11 faixas; "Double Rainbow: The Music of Jobim" (Verve 527222), ao lado do saxofonista Joe Henderson; e "Plays Jobim" (BN 93089).



Nos últimos anos, Eliane fez uma opção francamente comercial, visando às paradas de sucessos, com discos nos quais seus razoáveis dotes de cantora de bossa-jazz smooth estão em primeiro plano, em detrimento de sua arte pianística ("Kissed by Nature" e "Dreamer", selo Bluebird, de 2000 e 2004, respectivamente, são exemplos óbvios). "Impulsive!" (Stunt 102), no qual a pianista (e compositora) se apresenta com a Danish Radio Orchestra, em envolventes arranjos do grande Bob Brookmeyer, foi honrosa exceção, e um dos cinco CDs indicados para o Grammy 2001-02, na categoria Best Large Jazz Ensemble, afinal conquistado por "Homage to Count Basie" (DMP 529), da orquestra do sax tenor Bob Mintzer (uma das atrações do próximo TIM Festival).



Apesar de selecionado para o Grammy e dos aplausos da crítica especializada - e certamente por não ser comercial -, o disco não teve maior repercussão. Eliane Elias é, já há algum tempo, na vida e na música, partner de Marc Johnson, um dos mais técnicos e elegantes baixistas da cena contemporânea, revelado, ainda bem jovem, no derradeiro trio do pianista Bill Evans (1978-80).


Pelas mãos de Marc Johnson seu atual marido, a pianista-compositora ingressou no catálogo da gravadora ECM, de Manfred Eicher - a etiqueta por excelência do jazz camerístico, com um peculiar toque europeu, e também a casa de músicos do quilate de Keith Jarrett, Dave Holland, Charles Lloyd, Gary Peacock e do próprio Marc Johnson (o CD Bass desires, de 1985, com Bill Frisell e John Scofield, foi o primeiro).



Em "Shades of Jade" (ECM 1894), registro de janeiro do ano passado, recém-lançado lá fora , Johnson lidera um quinteto (Elias; Joe Lovano, sax tenor; Scofield, guitarra; Joey Baron, bateria; Alain Mallet, órgão, em duas faixas). Mas o crítico Norman Weinstein, ao comentar o disco em All About Jazz, escreve, com toda razão, ser "incompreensível" que o nome de Eliane não apareça em realce na capa, em face da importância de sua atuação "em múltiplos papéis, como pianista, compositora e co-produtora (com Eicher)".



Das dez faixas do álbum, ela assina as três mais meditativas, realçando a influência de Bill Evans ("Apareceu", "In 30 hours" e "Snow"). Johnson é o autor de "Ton sur Ton", "Blue Nefertiti" (o mais vivo e boppish momento da sessão), "Since you asked", "Raise" (bluesy com textura sonora encorpada pelo órgão de Mallet), "All yours" e a faixa-título (uma densa e serena homenagem a Scott LaFaro, o baixista precocemente falecido do primeiro e lendário trio de Bill Evans, e autor de "Jade Visions", geradora de "Shades of Jade").


O cd de Johnson-Elias é na mesma linha de "Lift every voice" (ECM 1832/3), do saxofonista Charles Lloyd (Geri Allen, piano; John Abercrombie, guitarra; Marc Johnson, baixo; Billy Hart, bateria) ou de I have the room above her (ECM 1902), com o trio do baterista Paul Motian (Joe Lovano e Bill Frisell).



Ou seja, jazz refinado, no qual a individualidade e a criatividade de cada um dos músicos formam um todo harmonicamente difuso, com preciosos achados melódicos e clima sonoro de extremo bom gosto.
Eliane leva "Águas de Março"e "Água de Beber"
CDs recomendados para audição.
2003: Brazilian Classics
2004: Giants of Jazz: Eliane Elias
2004: Dreamer
2005: Sings & Plays
2006: Around the City
2007: Something For You: Eliane Elias Sings & Plays Bill Evans
2008: Bossa Nova Stories
Referencia - AAB

No comments: