Friday, March 19, 2010

BILL HENDERSON, UMA VOZ INESQUECÍVEL.


O cantor de jazz William "Bill" Randall Herderson, mais conhecido no circulo virtuoso do jazz como Bill Henderson, nasceu no 19 de março de 1926 em Chicago, Illinois.



Bill gosta de declarar que "nasceu para cantar", e quem ouve os seus discos, fica mesmo com a impressão de que ele não poderia dizer nada mais correto. Artista viortuose, tem o coração que é um cofre pleno de várias modalidades de expressões musicais, apenas a espera de uma canção que as libertará.



Bill Henderson já carimbou com sua marca pessoal inconfundível, as canções de grandes compositores e escritores da musica popular. Aqueles que se deleitaram a ouvir o seu canto registrado em vários albuns, atestam a sua genialidade singular.



Apesar disso, existe uma pergunta que não quer calar. Como uma pessoa que foi considerada o definitivo vocalista hard-bop, cujas atuações incluem trabalhos com astros como Art Blakey, Horace Silver, Count Basie, Oscar Peterson e Charlie Haden, em cujo disco “The Art Of the Song” de 1999 atua alternadamente com Shirley Horn; que frequentemente é mencionado dentro do mesmo patamar dos seus contemporâneos Ernie Andrews, Oscar Brown Jr. e Johnny Hartman, permanece pouco apreciado?.

Bill continua fora do alcance dos radares da midia especializada, mas seus fãs são frequentemente surpreendidos com sua reaparição. Marcadamente ativo, agora com 74 anos, soando cada nota com a robustez que utilizou em sua vibrante passagem pelo selo Vee-Jay, no período de 1958 a 1961, como seu solista, e no seu sucesso de vendas, em 1963, pela Verve, álbum que tinha o seu nome, atuando com o trio de Oscar Peterson.


Isto fica demonstrado no álbum lançado com sua atuação no VIC em Santa Monica em Março de 2007. Os fãs do início da carreira de Henderson reconhecerão que o disco apropriadamente intitulado “Beautiful Memories” representa uma prazeirosa caminhada na linha de memória. Ainda que as canções sejam praticamente as mesmas, com ecléticas adições de “Never Make Your Move” de B.B.King e “Sorry Seems To Be The Hardest Word” de Elton John, os arranjos são inovadores e as reinterpretações de Herderson são inventivas.

Bill canta "Thea Old Black Magic" de Johnny Mercer.

No comments: