Wednesday, March 31, 2010

DUDUKA DA FONSECA

O fabuloso baterista e percussionista brasileiro Eduardo Moreira da Fonseca, ou simplesmente, Duduka Da Fonseca, nasceu no 31 de março de 1945, no Rio de Janeiro e começou a tocar bateria aos 13 anos. Estudou no Instituto Villa-Lobos, na Pró-Arte e na Escola de Guerra Peixe.


Iniciou sua carreira profissional atuando em shows, ao lado de músicos como Tenório Jr., Ion Muniz, Mauro Senise, Tomás Improta e Alfredo Cardim. Em 1975, mudou-se para os Estados Unidos, onde liderou os grupos brasileiros de jazz como o Brazilian Express, o The New York Samba Band (com a qual se apresentou em espaços culturais como Blue Note, Fat Truesday's e Village Gate) e o The Brazilian Jazz All Stars, ao lado de Bob Mintzer, Eliane Elias e Randy Brecker. 




Participou de shows e festivais de jazz na Europa, Japão e Estados Unidos. Recebeu uma indicação para o premio Grammy com o seu primeiro disco solo "Samba Jazz Fantasia" (Anzic records) e o disco do Brazilian Trio "Forests" foi indicado para o Grammy Latino em 2009


Ao longo de sua carreira, atuou em shows ou gravações com diversos artistas nacionais e internacionais, como Tom Jobim, Herbie Mann, Joe Henderson, Cláudio Roditti, Astrud Gilberto, Paquito D'Rivera, Tom Harrel, John Scofield, Raul de Souza, Charlie Byrd, Phill Woods, Gerry Mulligan, Lee Konits, Eddie Gomez, Joanne Brackeen, Jorge Dalto, Dom Salvador, Toshiko Akyoshi, Emily Remier, Naná Vasconcelos, New York Voices, Wayne Shorter, Kenny Baron, Raul de Souza, Quarteto Jobim-Morelenbaum e Mario Adnet, entre vários outros.


É autor do livro didático "Brazilian rhythms for drumset" (Manhattan Music/DCI).



Veja Duduka em ação.




Referencia - Duduka midia.

No comments: