Monday, March 15, 2010

CECIL TAYLOR, O PIANISTA DO FREE JAZZ


O talentoso pianista do free jazz Cecil Percival Taylor, nasceu no 15 de março de 1929, em Nova York. A mãe tocava piano e era admiradora do também pianista e bandleader Duke Ellington, acabando por se tornar a grande influência no gosto musical de Cecil.


Cecil estudou no New York College of Music e no New England Conservatory (Boston), onde, apesar de desgostar do ensino acadêmico, descobriu compositores contemporâneos como Bartók e Stravinsky, cujas ousadias rítmicas e harmônicas o fascinam. Também foi influenciado pelo jazz de Charlie Parker,Bud Powell, Thelonious Monk e Dave Brubeck.


No início dos anos 50 Taylor tocou em pequenos grupos de R&B e swing. Em meados dos anos 50 formou seu próprio grupo (com Steve Lacy no sax soprano, Buell Neidlinger no contrabaixo e Dennis Charles nas bateria) e em 1956 gravou seu primeiro disco, Jazz Advance. Trata-se de uma das mais extraordinários álbuns de estréia de um músico de jazz, pois a música de Taylor nos anos 50 já era mais radical do que a de Ornette Coleman em 1959-1960, provando que Taylor efetivamente antecipou o free-jazz.


No restante dos anos 50 e durante os anos 60 Taylor conseguia mostrar seu trabalho apenas de maneira intermitente, devido à radicalidade de suas idéias. Isso fez com que ele inclusive enfrentasse dificuldades financeiras. Apesar disso, consegue manter uma total integridade e um nível consistentemente alto em suas gravações. Nos anos 60, seus principais colaboradores são Jimmy Lyons (sax alto), Alain Silva (contrabaixo), Sunny Murray e Andrew Cyrille (bateria). Em 1964 foi um dos fundadores da Jazz Composers' Guild (da qual participaria também Carla Bley) e em 1968 fez um disco com a Jazz Composers' Orchestra.


Nos anos 70, sua música finalmente consegue ter exposição maior. Passou a ensinar na University of Wisconsin, no Antioch College e no Glassboro State College. Recebeu uma bolsa Guggenheim e chegou a tocar na Casa Branca.



Nos anos 80 e 90 sua reputação cresceu ainda mais, e sua música passou a receber o reconhecimento devido. Fez diversas gravações solo e em duo, tocando inclusive com o baterista de jazz Max Roach.


A morte de seu colaborador de tantos anos Jimmy Lyons, em 1986, com câncer no pulmão, foi um golpe, mas Taylor continuou trabalhando incansavelmente.


Clique abaixo para ler o artigo "Freedom and Individuality in the Music of Cecil Taylor" de Matthew Goodheart, que por certo vai ajuda-lo a entender e admirar ainda mais, a arte deste grande músico.:
users.lmi.net/~mgheart/thesis/title.html

Cecil no The North Sea Jazz Festival.
http://www.youtube.com/watch?v=vdOP3e_3R-w"
Fonte -Z.A. Bezerra

No comments: