O guitarrista de smooth jazz George Benson, nasceu no 22 de março de 1943 em Pittsburgh, numa família de refinados músicos amadores. Aos seis anos ja tinha começado a se apresentar ao público. Um ano depois, sua mãe se casou com um eletricista que também tocava violão de jazz amplificado.
O jovem George implorou ao padrasto que lhe ensinasse a tocar. Infelizmente, suas mãos eram pequenas demais para alcançar o instrumento em toda sua entensão e ele acabou ganhando um ukulele (pequeno violão de quatro cordas). Mesmo assim, alguns anos mais tarde, Benson ganhou sua primeira guitarra. Em 1953 - ainda 10 - ele gravou o single "She Makes Me Mad" nos estúdios da RCA. Em 1963, Benson lança seu primeiro disco, "The New Boss Guitar Of George Benson", pelo selo Prestige, passando ainda por diversas gravadoras durante a década de 60.
Até que em 1971, ele assina pela gravadora CTI, onde o produtor Creed Taylor tenta promover um novo estilo musical, fundindo jazz e pop. Pela CTI, Benson começa a crescer cada vez mais no mundo da música e em 1975, ele alcança seu primeiro sucesso com "Supership".
Em uma carreira com mais de 50 anos, os feitos de Benson são numerosos e variados. Como um virtuoso guitarrista de jazz, ja se apresentou ao lado de personalidades legendárias como Miles Davis e Herbie Hancock, enquanto na arena pop sua emocionante voz de tenor trouxe-lhe fama e legiões de admiradores. Um artista completo, multifacetado, George Benson teve seu período mais frutífero, entre 1976 e 1993, quando ficou no topo das paradas inglesas 17 vezes e na norte-americana 22 vezes.
Ao longo dos anos, Benson continuou gravando diversos sucessos, entre eles, "This Masquarade", "Breezin", "In Flight", "Nature Boy" e "On Broadway". Até que em 1980, seu disco "Give Me The Night" (produzido por Quincy Jones), conquista o Grammy, com uma suave e dançante combinação musical. Hits floreciam rapidamente na vida de George Benson nos anos 80, à medida em que abandonava suas raízes no jazz em busca da acessibilidade do pop. Em 1981, "Turn Your Love Around" chegou ao top 30 inglês, enquanto que em 1982, "Never Give Up On A Good Thing" se saiu melhor ainda, chegando a 14ª posição.
Hoje, aos 67 anos, George Benson pode não ser mais o ídolo pop do passado, mas permanece uma atração popular e continua a gravar, embora esporadicamente. Mas este versátil cantor e guitarrista terá sempre garantido seu lugar nos livros de história da música popular, tanto pela força de seu repertório memorável, tanto pelas barreiras que ele desfez entre o jazz e o pop.
George Benson toca e canta "On Broadway"
http://www.youtube.com/watch?v=voNjeUUcdSo
Referencia - Wikipédia
No comments:
Post a Comment