Saturday, March 06, 2010

FLORA PURIM


A cantora brasileira Flora Purim nasceu no 6 de março de1942 no Rio de Janeiro. No começo da carreira foi muito influenciada pela técnica e poder de improvisação de Billie Holiday e Dinah Washington. Depois de casar com o percussionista Airto Moreira, ambos mudaram para os Estados Unidos no final dos anos sessenta.



Em 1972, durante certo tempo realizou trabalhos com Stan Getz e o pianista Duke Pearson. Mas a sua grande chance veio quando integrou a formação original do “Return to Forever”, junto com Chick Corea, Joe Farrell, Stanley Clarke e Airto Moreira, obtendo muito sucesso na turnê que fez pelos EUA.Flora Purim depois de mostrar sua capacidade no CD "Return to Forever" em músicas como "500 Miles High" e "Light as a Feather", em 1973 saiu do grupo para fazer carreira solo, lançando o álbum “Butterfly Dreams”.



Os discos que para a Milestone no período de 1975-80, a mantiveram em alta no mercado jazzístico, inclusive sendo o seu trabalho aceito pelos mais exigentes críticos musicais.O trabalho de Flora, nos anos oitenta, se desenvolveu de uma forma errática e desigual, gravando apenas um álbum solo para o selo Virgin e três em parceria com Airto para o selo Concord's Crossover.



Nos anos noventa, gravou somente “Speed of Light” em 1994 para o selo B&W. Depois de sete anos, Flora voltou revigorada com o álbum “Perpetual Emotion”, lançada no Brasil pelo selo Virgin Music. O trabalho aqui é mais jazzístico, já que o saxofonista Gary Meek escreveu arranjos para as sete composições de Flora e além do mais ela interpreta “My Ship” de Gershwin e “Crystal Silence” de Chick Corea.



Depois desse álbum, sempre com o apoio de Airto, Flora retomou a sua carreira como cantora e até hoje já lançou mais três álbuns, todos pela Narada Jazz.

Veja Flora com Stan Getz em Paris.
http://www.youtube.com/watch?v=6IsskAdN6EA

Nota do Blogger
Conheci Flora Purim nos idos de 1971, na companhia de seu marido Airto Moreira durante ensaio na casa do saxofonista de jazz Stan Getz, no estúdio da mansão Shadow Brook, na cidade de Irvington , Westchester County, upstate New York. Na ocasião o casal se preparava para apresentação que fariam com Stan, Chick Corea, Tony Williams e Sivuca, no Blue Note, com a participação especial de João Gilberto. Flora ainda em fase de afirmação nos Estados Unidos já demonstrava firmeza de proposito em relação a sua carreira naquele país. Não deu outra, o resultado está ai para quem quiser conferir. Tornou-se uma das grandes e prestigiadas cantoras do genero samba jazz.
Referencia - AAJ

No comments: