Tuesday, March 02, 2010

AMILTON GODOY, O PIANISTA DO ZIMBO TRIO


O pianista e arranjador Amilton Godoy que se destacou como pianista da MPB integrando o Zimbo Trio, nasceu no 2 de março de 1941, em Bauru, no Estado de São Paulo, onde iniciou seus estudos musicais com os professores Nida Marchione e Efísio Aneda, completando sua formação musical em São Paulo com Nellie Braga, na Escola Magda Tagliaferro.


Participou de importantes concursos nacionais de piano, sendo premiado em todos eles:
3º Prêmio no Concurso Nacional da Bahia, 1962
3º Prêmio no Concurso Nacional do Rio de Janeiro, 1963
Vencedor do IV Concurso Nacional Eldorado, 1964
Medalha de Ouro - Prêmio Governador do Estado de São Paulo, 1964
Vencedor do Concurso Nacional Hora de Arte como "Melhor Intérprete de Villa-Lobos", 1964.


Foi convidado pelo baterista Rubens Barsotti e o contrabaixista Luiz Chaves para formar o Zimbo Trio, grupo instrumental que há quarenta e dois anos anos desenvolve importante trabalho no cenário artístico musical, com quarenta e quatro discos gravados e editados em mais de vinte e dois países, além de inúmeras apresentações no Brasil, América Latina, Europa e Japão.


O músico é colecionador de vários prêmios, dentre eles: Prêmio Sharp de Música como o "Melhor Grupo Instrumental" e ” Melhor Projeto de Música Popular”, pela Associação Paulista de Críticos com o Projeto Banco do Brasil Musical.


Durante oito anos, foi membro da Comissão de Música da Secretaria de Estado da Cultura e do Conselho Estadual de Cultura. É membro do Comitê Técnico da Universidade Livre de Música, e foi diretor dos cursos de formação da Semana Guiomar Novaes.


Num trabalho inédito, juntamente com a compositora Dulce Auriemo, produziu dois álbuns (incluindo cd) da coleção "Piano Solo Compositores Brasileiros".


Participa ativamente da direção da escola de música Clam Centro Livre de Aprendizagem Musical, fundada pelo Zimbro Trio em 1973, onde desenvolve um importante trabalho na formação de novos músicos.



Zimbo Trio com Amilton Godoy ao piano em "Lamento" de Pixinguinha.


No comments: