Thursday, March 18, 2010

SOFIA RIBEIRO, O JAZZ COM SOTAQUE LUSITANO


A cantora e compositora portuguesa Sofia Ribeiro, nasceu no 18 de março de 1978, em Lisboa.
É formada em canto jazz pela Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto (ESMAE), onde leciona, tendo sido aluna de Maria João e Fay Claassen. Fez mestrado em canto jazz no Conservatório de Bruxelas, onde estudou com David Linx.


Durante o mestrado fez intercâmbios com a Escola Superior de Música da Catalunya em Barcelona no periodo de 2003/2004, onde estudou com Mireia Lara e obteve a classificação máxima final à disciplina de canto jazz, com distinção. Também frequentou a prestigiosa Berklee College of Music em Boston no periodo de 2005/2006 onde estudou com Bob Stoloff como aluna bolsista; foi também estudante no Conservatoire National Supérieur de Musique et de Danse de Paris, no periodo de 2008/2009, onde estudou com uma bolsa de estudos através do programa Erasmus.


Em 2003, durante a sua estadia em Barcelona conheceu o contrabaixista do Luxemburgo Marc Demuth, com quem realizou inúmeros concertos por diversos países, tocando regularmente, desde então em Portugal, no Luxemburgo e na Bélgica, entre outros. Gravaram em Outubro de 2005 o seu primeiro CD “Dança da Solidão”, um duo de voz e contrabaixo, ao vivo no L’inoui em Luxemburgo.



Em Janeiro de 2008 Sofia lançou o seu segundo CD “Orik", com o projecto “Marc Demuth 4tet featuring Sofia Ribeiro”, acompanhada por Marc Demuth no contrabaixo, Pascal Schumacher no vibrafone, Joachim Badenhorst no clarinete e Yves Peeters na bateria.


Sofia ganhou vários prémios, entre eles o segundo lugar da competição internacional “Young Jazz Singers” em Bruxelas com um júri presidido por David Linx, e o primeiro prémio da competição international de jazz "Voicingers 2008” em Zory, Polonia, com um júri presidido pela legendária cantora karin Krog.



No final da sua passagem pela Berklee College of Music foi-lhe oferecido o prêmio “Oliver Wagmann Memorial Scholarship", destinado a um(a) cantor(a) extraordinário(a) que demonstrou excelência académica na faculdade.


Em Março de 2008 foi selecionada para participar no conceituado “Betty Carter Jazz Ahead”, no Kennedy Center em Washington D.C, programa internacional que reconhece jovens artistas de jazz de alto nível, vindos de todo o mundo, ambos intérpretes e compositores.


Cantou em diversos festivais, entre eles, Lagos Jazz (Portugal), Brussels Jazz Marathon na Bélgica, FIMU na França, Jazzfest Euricore Trier 2004 na Alemanha, Jazz ‘In Tondela (Portugal), Jazz-Rallye Luxembourg City (Luxemburgo), Francophonie New York (E.U.A.), Jazz ao Chellah no Marrocos e Douro Jazz (Portugal).

Sofia canta "Samba de Prelúdio"
http://www.youtube.com/watch?v=cWDpKDdevpc

Referencia - Wikipédia

No comments: