Friday, March 12, 2010

NOVO EM FOLHA NAS LOJAS - O RECENTE CD DE DEE DEE.


Um quarto de século atrás, Dee Dee Bridgewater homenageou o som e o estilo de Billie Holiday com uma aclamada produção teatral chamada “ Lady Day”, baseada na autobiografia de Holiday. Como ela a estava retratando , era necessário imitá-la vocalmente — e que bela imitação ela fez.
Agora, sendo um aluna avançada, apresenta um nobre desenvolvimento, com a influência de Holiday atrás dela. Não surpreende que a performance, neste novo lançamento musical, o CD "DEE DEE BRIDGEWATER -ELEANORA FAGAN (1915-1959): To Billie Holiday with Love", de uma dúzia de clássicos de Holiday, indo da segura sensualidade de “Mother’s Son-in-Law” para a profundeza melancólica de “Strange Fruit”, sejam estonteantes. Não poderíamos esperar menos do que isto.
Os maiores créditos para o marcante frescor das faixas e forte imaginação devem ser destinados ao pianista Edsel Gómez, responsável pelos arranjos. Algumas faixas representam completa transformação, como sua suingante re-harmonização de “All of Me”. Gómez mostra excelência nas sutis e atraentes alterações.
Em “Lady Sings the Blues”, por exemplo, em vez de carregar em tons cinzentos de prevalente tristeza , como é usualmente apresentada, Gómez compreende que a forma pessoal de Holiday apresentar os sentimentos é uma forma controlada de explicitá-los, assim ele a faz pulsar com energia vibrante. Mais profundamente, em “Strange Fruit”, o desespero da dor que energiza a leitura de Holiday permanece completamente evidente em Bridgewater, mas está ,agora, sublinhada por um relaxado rancor.
Acompanhando Gómez nesta soberba realização , em sua esperta visão, em que Bridgewater , habilmente, se encaixa, está “ a banda dos sonhos” formada pelo baterista Lewis Nash, pelo baixista Christian McBride e pelo saxofonista James Carter , todos verdadeiros mágicos.
Faixas :1. Lady Sings the Blues 2. All of Me 3. Good Morning Heartache 4. Lover Man5. You've Changed 6. Miss Brown to You 7. Don't Explain8. Fine and Mellow 9. Mother's Son-in-Law 10. God Bless the Child 11. Foggy Day12. Strange Fruit
Data de Lançamento : 02 de Março de 2010
Dee Dee sings "Compared to What?"
Selo : DDB Productions
Fonte : JazzTimes / Christopher Loudon
Nota do Blogger
Agradeço por aqui, publicamente, ao meu dileto amigo Arnaldo Russo, pelo mimo que me trouxe como lembrança do recente show de Dee Dee Bridgewater realizado em Miami em que ele participou no "gargarejo" ha duas semanas: uma cópia da JazzTimes à mim autografada pela maravilhosa Dee Dee. Obrigado meu bom amigo Arnaldo.

No comments: