Sunday, March 07, 2010

DANILO CAYMMI


O cantor, compositor, flautista e produtor musical, Danilo Cândido Tostes Caymmi, nasceu no 7 de março de 1948, numa família de grandes nomes no cenário musical de nosso país, filho do fantástico Dorival Caymmi e de dona Adelaide Tostes Caymmi (a cantora Stella Maris) e irmão dos talentosos Nana Caymmi e Dori Caymmi.



Aos 11 anos ganhou uma flauta doce e começou a tocar intuitivamente e 3 anos depois estudou flauta transversa com Lenir Siqueira e violão com Dori Caymmi. Mais tarde, fez cursos no Pró Arte de flauta transversa (com Odete Dias) e de Teoria Musical (com Felícia Wang). Passou a atuar profissionalmente em 1964, como flautista no Disco "Caymmi Visita Tom". Como compositor marcou estréia em 1967, quando teve sua primeira música (feita em parceria com Edmundo Souto) - De Brincadeira - gravada por Mário Castro Neves. Ingressou na Faculdade de Arquitetura da UFRJ em 1.966, abandonando o curso 4 anos depois.



No III Festival Internacional da Canção, promovido pela Rede Globo em 1968, sua música Andança (parceria com Edmundo Souto e Paulinho Tapajós) tirou o 30. lugar (defendida por Beth Carvalho e os Golden Boys) e, ainda neste mesmo ano, no Festival Universitário de MPB de Porto Alegre teve mais uma música feita com os mesmos parceiros classificada em 20. lugar (Canto pra dizer-te Adeus) (defendida por Iracema Werneck).



No ano seguinte, foi a vez de Casaco Marrom (parceria com Guarabira e Renato Correia) que tirou o primeiro lugar - na voz de Evinha - no Festival de Juiz de Fora. Realizou trabalhos com a família e com o Edu Lobo e em 1973 lançou um LP com Beto Guedes, Novelli e Toninho Horta, intitulado "Beto Guedes, Novelli, Danilo Caymmi e Toninho Horta", trazendo músicas de sua autoria. Atuou como instrumentista em shows e gravações de grandes nomes da MPB, tais como Dorival Caymmi, Chico Buarque, Nana Caymmi, Tom Jobim, Milton nascimento, Simone, Gonzaguinha, entre outros.



Em 1977 lança o primeiro disco solo - Cheiro Verde - com algumas músicas de sua autoria. A partir de 1983 passou a fazer parte da NovaB anda, de Tom Jobim (flauta e voz) e no final da década foi contratado pela Rede Globo para compor trilhas sonoras para novelas e miniséries da emissora, tais como: "Riacho Doce", "Teresa Batista", "Corpo e Alma" e "Mulheres de Areia", entre outros trabalhos.


Em 1987 dividiu o palco com o pai e os irmãos em show que deu origem ao LP "Família Caymmi: Dori, Nana, Danilo e Dorival Caymmi ao vivo". Nos anos 90 passou investir mais na carreira de cantor e gravou 04 CDs.


Participou, com o pai e os irmãos, do Festival de Montreux (Suiça) em 1990. Em 2001 participou, ao lado de Roberto Menescal, Marcos Valle e Wanda Sá - do Fare Festival (Pávia/Itália). Ainda neste ano realizou show no Teatro Rival, Rio de Janeiro. Danilo não pára e no ano seguinte faz tournée, junto com Menescal e Wanda Sá em Estocolmo (Suécia), Helsinki (Finlândia) e Moscou (Rússia).



Dos intérpretes de suas canções constam nomes do peso de Nana Caymmi, Beth Carvalho, Elis Regina, Maria Bethania, Gal Costa, Tom Jobim, MPB-4, Joyce, Dominguinhos, Evinha, Simone, Milton Nascimento, Boca Livre, Luiz Eça, Cláudia, Fágner e Alaíde Costa, entre outros.


Danilo canta a belissima "O Bem e o Mal"
http://www.youtube.com/watch?v=yqzr75QdHBk

Referencia - Letras e Músicas

No comments: