Tuesday, February 02, 2010

STAN GETZ, O PAI AMERICANO DA BOSSA NOVA


O lendário saxofonista de jazz Stan Getz, nasceu com o nome de Stanley Gayetsky, no 2 de fevereiro de 1927, na Filadélfia . Os seus pais eram judeus, naturais da Ucrânia, que imigraram de Kiev, em 1903. Mais tarde, a sua família viajou para Nova York, à procura de melhores condições de vida e emprego. Getz foi um aluno empenhado, de notas máximas, terminando no topo dos melhores alunos da sua classe.


A sua paixão era pelos instrumentos musicais, e tinha que tocar todos os que encontrava no seu caminho. O primeiro saxofone recebeu de seu pai, aos 13 anos. Também ganhou uma clarineta, mas esta ficou em segundo plano. Getz dedicava grande parte dos seus dias, praticando saxofone.


Em 1941, é aceito na orquestra "All City High School Orchestra", de Nova Iorque. Isto proporcionou-lhe a oportunidade de ter como tutor particular, Simon Kovar, da Filarmónica de Nova Iorque. Paralelamente, também tocava em pequenos concertos eventuais. Aos 14 anos, compra o seu primeiro saxofone tenor, com o dinheiro que juntou com esses concertos. No entanto, a sua dedicação à música prejudicava a sua vida escolar, e acabou mesmo por deixar de estudar, para se dedicar totalmente à carreira musical. Mais tarde, foi obrigado a regressar à escola, pelos representantes do sistema escolar.


Em 1943, entra para a banda de Jack Teagarden, e toca, também, com Nat King Cole e Lionel Hampton. Após tocar nas orquestras de Stan Kenton, Jimmy Dorsey e Benny Goodman, Getz torna-se solista com Woody Herman, de 1947 a 1949, destacando-se como um dos principais saxofonistas da banda, conhecida como "os quatro irmãos"; os outros eram Serge Chaloff, Zoot Sims e Herbie Steward. Com Herman, Getz alcança um primeiro êxito com "Early Autumn". Após deixar a banda de Herman, inicia a sua carreira a solo. A partir de 1950, seria o líder na quase totalidade das gravações onde participará.



Nos anos 50, Stan Getz tornou-se famoso como intérprete do "cool jazz", tocando com Horace Silver, Johnny Smith, Oscar Peterson, entre outros. Os seus dois primeiros quintetos incluíam nomes famosos como o baterista de Charlie Parker, Roy Haynes, o pianista Al Haig e o contrabaixista Tommy Potter. Em 1958, Getz muda-se para Copenhagen, com o objetivo de deixar o consumo das drogas.


No regresso ao seu país em 1961, tornou-se uma das principais figuras da bossa nova. Junto com o violonista Charlie Byrd, que tinha regressado de uma turnê no Brasil, Getz grava "Jazz Samba", em 1962, que se torna um sucesso e o primeiro disco de bossa nova gravado por musicos americanos. A faixa principal era uma adaptação de "Samba De Uma Nota Só", de Antonio Carlos Jobim. Stan Getz ganha o Grammy para a Melhor Interpretação de Jazz, em 1963, com "Desafinado". Também gravou com Tom Jobim, João Gilberto, e sua esposa, Astrud Gilberto.


A sua interpretação de "Garota de Ipanema", deu-lhe mais um Grammy. "Garota de Ipanema" tornou-se uma das canções mais conhecidas do jazz latino, de todos os tempos. Getz e João Gilberto, ganharam dois Grammy (Melhor Álbum e Melhor Single), superando os The Beatleas, em "A Hard Day's Night". Em 1967, Getz grava com Chick Corea e Stanley Clarke.


No início dos anos 70, Stan Getz é influênciado pelo jazz de fusão e "jazz eléctrico", utilizando um Echoplex no seu saxofone. Os críticos não gostarm da nova experiência, o que levou Getz a desistir desta sonoridade, regressando ao jazz mais tradicional e acústico. A partir dos anos 80, gradualmente, Getz deixa a bossa nova, e opta por um estilo de jazz mais tradicional e acústico.


Desde a juventude Getz consumia drogas e álcool. Casado com Beverly Byrne, vocalista da banda de Gene Krupa, em 7 de novembro de 1946, teve três filhos, Steve, David e Beverly. Em 1954, foi detido por tentar roubar uma farmácia, em busca de morfina. Durante o processo de detenção, no sector prisional do centro médico USC Medical Center, de Los Angeles, Beverly deu à luz ao seu terceiro filho, nesse mesmo edifício.

Em 1956 no dia 3 de novembro, casa-se com Monica Silfverskiold, uma aristocrata sueca, com quem teve dois filhos. Em 1957, tem um filho de uma relação com a sua amiga Inga Torgner. Após vários anos tentando ajudar Getz a combater o seu vicio pelas drogas, Monica divorcia-se em 1987, e ganha a custódia de todos os filhos do seu ex-marido.


Nos últimos anos da sua vida, Stan Getz consegue, finalmente, terminar com a sua dependência do álcool e drogas. Morre de cancer no fígado, em 6 de junho de 1991.


Em 1998, em sua homenagem , uma ala na escola de música de Berklee, recebeu o nome de "Stan Getz Media Center and Library".


Stan Getz faleceu na California em 1991.


Stan toca "Wave"
http://www.youtube.com/watch?v=WctZJcPwnOQ




Fonte - Wikipédia

No comments: