Tuesday, February 02, 2010

SONNY STITT, O LOBO SOLITÁRIO


O saxofonista de jazz bebop e hard bop Edward "Sonny" Stitt, nasceu no 2 de fevereiro de 1924, em Boston, Massachusetts. Durante a sua profícua carreira, foi um dos saxofonistas de sua geração que gravou mais de 100 discos.



Foi apelidado como "Lobo Solitário" pelo critico musical Dan Morgenstern, devido as inúmeras apresentações e dedicação cega ao jazz. Foi considerado como um dos mais fiés discípulos do saxofonista Charlie Parker. Apesar de beber da fonte de Parker e Lester Young, Sonny desenvolveu seu proprio estilo que inclusive veio a influenciar o jazz master John Coltrane. Stitt expressava a sua musicalidade com excepcional musicalidade ao tocar o blues e baladas tipo "Skylark".

Em 1943, Stitt conheceu Charlie Parker, e com ele gravou várias vezes. Os dois descobriram e exploraram as similaridades em seus estilos. As primeiras gravações de Stitts foram com Stan Getz e Dizzy Gillespie em 1945. Apesar de ter tocado com algumas bandas de swing, preferia se manifestar musicalmente nas bandas que seguiam a linha bop.


Stitt também tocou o saxofone alto na banda de Billy Ekstine ao lado de dois outros saxofonistas que se tornariam pioneiros do bop: Dexter Gordon e Gene Ammons. Depois deste periodo, adotou definitivamente o sax tenor.


Posteriormente tocou com Gene Ammons e o excêntrico e genial pianista Bud Powell. Entre 1948 e 1949 a carreira de Stitt foi interrompida, por ter sido condenado a prisão, pelo envolvimento com o tráfico de drogas.


Quando Stitt tocava, conseguia anular a critica que o taxava como imitador do estilo de Charlie Parker. Na verdade, Stitt desenvolveu o seu próprio estilo aos se expressar quando tocava o seu sax tenor, com uma sonoridade marcada e indubitavelmente resistente, a comparações. Este fato está mais do que comprovado, nos discos que gravou para as gravadoras Prestige, Argo, Verve e Roost.


Stitt. também incursionou pelo Jazz Afro-Cubano com Thad Jones e Chick Corea, gravando versões latinas de clássicos como "Autumn Leaves".


Em 1960 se integrou a banda de Miles Davis com quem chegou a gravar. Os concertos ao vivo que gravou com Davis em Manchester e Paris ainda estão disponiveis comercialmente e também uma série de shows (que incluem a associação anterior com o quinteto de John Coltrane) ao vivo em Estocolmo, com Wynton Kelly, Jimmy Cobb e Paul Chambers.


Nos anos 60, Stitt gravou com Paul Gonsalves, pupilo do bandleader e pianista Duke Ellington, e nesta mesma década se apresentou sistematicamente no famoso clube de jazz londrino Ronnie's Scott. Com Ronnie gravou em 1964 o CD "The Night Has A Thousand Eyes" e um outro, em 1966, com o guitarrista Ernest Ranglin e com o tenorista britanico Dick Morrissey.



Sonny, faleceu em 1982, em Washington D.C.
Sonny Stitt "Everything Happens to Me"
Fonte - Wikipédia

No comments: