Sunday, February 07, 2010

ROGÉRIO DUPRAT


O compositor e arranjador Rogério Duprat, nasceu no 7 de fevereiro de 1932, no Rio deJaneiro, e começou a estudar violoncelo no começo da década de 1950, período que integrou a Orquestra Sinfônica Estadual. Mas seus primeiros passos na música se deram ainda bem jovem, quando tocava "de ouvido" cavaco, violão e gaita de boca.



Mudou-se para a São Paulo em 1955, onde passou a ser um dos destaques da Orquestra Sinfônica Municipal. Foi um dos fundadores e diretores da Orquestra de Câmara de São Paulo e o idealizador do movimento Musica Nova em 1961, junto com Damiano Cozzella, Willy Correia de Oliveira, Gilberto Mendes e Régis Duprat.



Começou a compor trilhas para longa-metragens do diretor Walter Hugo Khouri, como “A Ilha”, “Noite Vazia” e “Corpo Ardente” e a se aproximar dos músicos populares, principalmente dos tropicalistas, liderados por Caetano Veloso e Gilberto Gil. Para Gil, compôs o ousado arranjo para Domingo no Parque, que mais tarde lhe daria o prêmio de melhor arranjador no Festival de Música da TV Record, em 1967. No ano seguinte, ao lado de Caetano, Gil, Tom Zé, Gal Costa, Os Mutantes, Nara Leão, Torquato Neto, gravou o histórico disco “Tropicália”, compondo arranjos para várias canções do álbum, como “Baby”, “Panis Et Circencis” e “Geléia Geral”. Fez arranjos para canções de Chico Buarque (“Construção/Deus Lhe Pague”), Jorge Ben Jor (“Descobri que Sou um Anjo”) e trabalhou em vários discos dos Mutantes, sendo decisivo para a mudança de sonoridade da banda paulistana.



Passou a dedicar-se a produção de jingles e aos poucos abandonou o mercado musical por problemas de surdez, causados pelas intermináveis horas de estúdio, e mudou-se para um sítio em Itapecerica da Serra, interior de São Paulo.



Só voltou a atividade musical na década de 90, compondo arranjos para os discos de Lulu Santos e Rita Lee. Mas, Duprat foi o grande responsável pelo rompimento da barreira entre erudito e popular, consolidando-se como figura ímpar da música brasileira.
Rogério Duprat - Os Mutantes "Lady Madonna"
Fonte - Clique Music

No comments: