Tuesday, February 16, 2010

A PLACE TO BE, PRIMEIRO CD SOLO DE HIROMI


Caso você já tenha assistido Hiromi Uehara em um concerto, você já estava esperando por este momento — seu primeiro disco solo. Hiromi, como ela é conhecida , já lançou cinco álbuns sob seu nome , mas cada um deles foi suportado por moderno grupo fusion com guitarra elétrica, baixo elétrico e bateria , e ela tocava sintetizador e piano.



O ponto alto de cada show de Hiromi , entretanto, é sua atuação no piano solo. Ela toca extremamente rápido e de forma perfeita. Ela tem uma profunda afinidade com o blues e adora os finais dos registros mais baixos , mas não teme se lançar em alguma dissonância .



Se você ainda não viveu esta experiência , clique abaixo para ouvir a sua versão para “I Got Rhythm”. É um completo deleite, então, ouvir “Place to Be”, um conjunto de 12 solos que enche as medidas. “Choux a la Crème” é o seu melhor: embasado no blues, com um vigoroso stride na mão esquerda, um rápido ataque com a direita, e alguns movimentos contrastante apresentados em boa proporção (Comida parece ser um tema favorito para Hiromi).



Este álbum, também , tem uma música chamada “Cape Cod Chips”, no estilo de Vince Guaraldi, que é uma homenagem ao seu petisco favorito, quando ela estava estudando na Berklee College of Music em Boston. “BQE”, por outro lado, não é baseado no blues (ou em comida) — é naturalmente febril como é a obsessão natural de condução da Brooklyn-Queens Expressway— porém igualmente deliciosa. A mais intrigante faixa é “Pachelbel’s Canon”. As cordas mais altas do piano são tratadas —como, não fica claro— de forma a se aproximar de uma espineta. Ela toca o início de forma convencional e então toma a liberdade para adicionar um suave sentimento bluseiro. Apresenta a sua dinâmica suingante na suíte em três partes, “Viva! Vegas”, onde você estará diante da gravação mais agradável de um solo de piano em muito tempo.



Faixas : 1. BQE 5:56 ; 2. Choux a la creme 5:29; 3. Sicilian Blue 8:26; 4. Bern Baby Bern 2:56; 5. Somewhere 5:38; 6. Capecod Chips 5:41; 7. Islands Azores 4:29;
8. Pachelbel's Canon 5:22; 9. Viva! Vegas: Show City, Show Girl 3:56 ; 10. Viva! Vegas: Daytime in Las Vegas 4:30; 11. Viva! Vegas: The Gambler 5:37; 12. Place To Be 6:39

Hiromi plays "I Got Rhythm"
http://www.youtube.com/watch?v=6JfKY0K_NQk

Fonte : JazzTimes / Steve Greenlee

No comments: