Saturday, February 27, 2010

FREDDIE KEPPARD


O cornetista de jazz Freddie Keppard, nasceu em 27 de fevereiro de 1889, em Nova Orleans, Louisiana. Praticou desde criança vários instrumentos, como o violino e o bandolim, até se dedicar à corneta com a orientação de Adolphe Alexander.


Keppard atuou com várias formações nos mais famosos cabarés de New Orleans, e em 1912 uniu-se a Bill Johnson, que havia conseguido um excelente contrato em Los Angeles, e juntos formaram a “Original Creole Orchestra”, que efetuou uma grande excursão pelos Estados Unidos, com etapas em Los Angeles, Chicago e New York.



Segundo Jelly Roll Morton, Keppard, era para ele o melhor cornetista de New Orleans e o único herdeiro legitimo de Buddy Bolden. Segundo uma lenda, a “Creole” deveria ter gravado alguns discos para a Victor em 1918, em Nova York, mas Keppard recusou para não dar a seus rivais a chance de copiá-lo. Em 1922 passou para o “Dreamland” com a orquestra de Doc Cook, trabalhando no ano seguinte com Erskine Tate, com quem gravou seus primeiros discos.


Tanto estas gravações como as realizadas no ano seguinte com Doc Cook não fazem justiça a Keppard. que se encontrava em uma fase de declínio, por causa do alcoolismo que minaria de forma prematura e irreparável seu forte físico.No entanto, em aIgumas das suas posteriores sessões de 1926-27, realizadas com uma técnica de gravação superior às anteriores, Keppard demonstrou possuir ainda um ataque potentíssimo.



Mas suas precárias condições de saúde culminaram em uma tuberculose, que o levaria à morte quando contava apenas quarenta e quatro anos, no seu leito do Cook County Hospital.



Freddie faleceu em julho de 1933 em Chicago.

Freddie plays with his band.
http://www.youtube.com/watch?v=KE5cq6tq83k

Fonte - CDJ

No comments: