Tuesday, February 02, 2010

HENRIQUE CAZES, O CAVAQUINISTA BRASILEIRO


O cavaquinista, compositor e arranjador brasileiro Henrique Leal Cazes, nasceu no 2 de fevereiro de 1959, no Rio de Janeiro. Henrique é filho do violonista e compositor Marcel Cazes. Seu irmão é o percussionista Beto Cazes.



Henrique Cazes é autodidata, tendo iniciado aos sete anos seus estudos de violão. Com o tempo expandiu seus interesses a outros instrumentos de cordas como o cavaquinho, o banjo, a viola caipira, o bandolim e o violão tenor. Sua Carreira musical iniciou em 1976 com o grupo Coisas Nossas, dedicado à divulgação da obra de Noel Rosa.



A partir de 1980, participou com seu irmão Beto Cazes do renomado conjunto Camerata Carioca, a que também pertenciam o bandolinista Joel Nascimento e o pianista e compositor Radamés Gnattali. Em 1988, tornou-se também produtor musical, lançando o Selo Musicazes.



Neste mesmo ano publicou a sua Escola moderna do cavaquinho. Em 2004 tornou-se apresentador de rádio, lançando o programa "Nacional Choro Clube" na Rádio Nacional AM, tendo entrevistado e apresentado alguns dos mais importantes músicos do choro e do samba.
Henrique toca "Minhas Mãos Meu Cavaquinho"
Fonte - Wikipédia

No comments: