Saturday, February 13, 2010

NINA SIMONE HAMENAGEADA EM SUA CIDADE NATAL


Uma organização dedicada à memória da falecida cantora Nina Simone estará apresentando uma escultura, que a retrata, em sua cidade natal neste mês. A “Eunice Waymon-Nina Simone Memorial Project (NSP)” foi criada para celebrar a vida e o legado de Simone.


O projeto ambiciona estabelecer bolsas de estudo, criando o “Trans-World Music Festival”, além de bancar a escultura.A figura de aproximadamente 2,5 metros foi criada pelo escultor Zenos Frudakis e fundida na “Laran Bronze Foundry” em Chester, Pa.


A escultura será desvelada no próximo dia 21 de Fevereiro— o 77° aniversário de Simone— durante uma cerimônia , seguida por um concerto em Tryon, N.C , cidade natal de Simone, que será acompanhada pela filha da cantora, que posou como modelo para Frudakis e Stephen Marley.



A escultura servirá como ponto focal para a instalação de uma instituição artística pública no centro da cidade na Nina Simone Plaza. Restos mortais de Nina, doados pela família, serão encerrados na escultura.A bolsa de estudos foi lançada em 2007 após a doação no valor de $25,000 feita por uma firma recicladora de plástico, EcoResin, localizada na Carolina do Norte. Desde então, a Fundação Ghetto Youths pertencente a Stephen, Damien e Julian Marley tem mantido uma parceria com a NSP para a doação de uma bolsa de estudos, com o acréscimo da doação de metade dos lucros do próximo lançamento de um CD de Nina Simone pela NSP por parte de Stephen Marley.



A NSP é responsável anualmente por duas bolsas de estudos por ano, aberta a candidatos de todo o mundo, que devem ser usadas para estudos acadêmicos e oportunidades de enriquecimento cultural. Em 2009 Erica Wilkins e Andrew Fletcher foram selecionados para receber a bolsa de estudos, e cada um recebeu uma remuneração de $1,000 . Durante sua vida Simone dedicou-se à caridade voltada para a pesquisa sobre o câncer, programas de artes, prevenção de abusos domésticos e pesquisas e cuidados com a AIDS.



A NSP busca dar suporte a estas causas em nome de Simone.O objetivo final que a NSP busca realizar é o “Trans-World Music Festival”. O protótipo do festival—inicialmente chamado NinaFest— está previsto para ser lançado em Setembro deste ano em seguida ao 125° aniversário da cidade de Tryon. O festival terá todo tipo de forma musical como um aceno de Simone para quem cruzar o espectro da musica, do clássico ao gospel, para o jazz e rock and roll.


Desenho animado com a música "My Baby Just Cares for Me" assinada por Nina Simone
http://www.youtube.com/watch?v=eYSbUOoq4Vg
Fonte : JazzTimes /Aubrey Everett

No comments: