Friday, February 12, 2010

DOMINGUINHOS, O SANFONEIRO-MOR DO BRASIL.



O sanfoneiro-mor do Brasil , compositor e forrozeiro José Domingos de Morais, famoso como Dominguinhos, nasceu no 12 de fevereiro de 1941, em Garanhuns, Pernambuco, e começou a carreira artística na infância, tocando no trio "Os Três Pingüins", com os irmãos.



Já então tocava sanfona de oito baixos, instrumento que sempre o acompanhou. Quando tinha 7 anos foi ouvido por Luiz Gonzaga, o "Rei do Baião", que achou que o menino tinha futuro e lhe deu seu endereço no Rio de Janeiro. Dominguinhos foi procurá-lo seis anos mais tarde, quando se mudou com a família para o Rio, e ganhou do mestre uma sanfona de presente.



Nos anos 50 e 60 ganhou a vida tocando boleros e sambas-canções em cassinos, gafieiras, dancing, churrascarias, boates e na Rádio Nacional, onde ingressou em 1967, ano em que gravou seu primeiro LP. Tornou-se famoso no meio musical e passou a ser convidado para gravações e turnês com Gilberto Gil, Caetano Veloso, Gal Costa, Maria Bethânia.



Como compositor também se destacou. Ao lado de Gil assina algumas composições, como "Lamento Sertanejo" e "Abri a Porta". Seus maiores sucessos foram "Tantas Palavras", com Chico Buarque, "De Volta para o Aconchego" (com Nando Cordel), gravada por Elba Ramalho e "Isso Aqui Ta Bom Demais".


Durante a sua bem sucedida carreira, gravou mais de 30 discos e compôs trilhas para cinema, firmando-se como compositor e sanfoneiro de prestígio. Dominguinhos é indicado ao 8º Grammy Latino como melhor álbum regional. Ele já foi vencedor do Grammy Latino em 2002 com o CD "Chegando de Mansinho". O trabalho de Dominguinhos é mais uma prova de que pouco importa os sotaques ou origens quando trata de fazer música. No universo dos sons e dos ritmos o que conta mesmo é a sensibilidade, responsável pela emoção e o talento, capazes de transformar idéias e conceitos em obras de arte.


Depois de cinco anos sem lançar um trabalho solo, Dominguinhos voltou a gravar pela Gravadora Eldorado em 2006 o CD “Conterrâneos”, e foi agraciado no Prêmio TIM (2007) na categoria "Melhor Cantor Regional", e com este mesmo CD, concorrreu em 2007, novamente, ao Grammy Latino na categoria Disco Regional..


Em 2008 Dominguinhos foi o grande homenageado na última edição do Prêmio Tim de Musica Brasileira. Já ganhou quatro prêmios Sharp.

Dominguinhos "Eu Só Quero Um Xodó"
http://www.youtube.com/watch?v=7eFnFWUWPeY

Fonte _

No comments: