Tuesday, February 09, 2010

BILL EVANS, O INTELECTUAL DO JAZZ.



O pianista de jazz Bill Evans, nasceu no 8 de fevereiro de 1928, em New Jersey. Bill formou-se em piano em 1950 na Southeastern Louisiana University. Depois do serviço militar, foi para Nova Iorque em 1954. Ali tocou no quarteto de Tony Scott e conheceu o compositor George Russell. Em 1956, gravou seu primeiro disco, New Jazz Conceptions, já incluindo aquela que se tornaria a sua mais conhecida composição, “Waltz for Debbie”.


Em 1958, Evans tocou por oito meses no famoso quinteto de Miles Davis, participando inclusive do histórico disco "Kind of Blue". De 1959 a 1961 formou um importante trio com o contrabaixista Scott LaFaro e o baterista Paul Motian.



A morte prematura de LaFaro, aos 25 anos de idade, num acidente automobilístico, lançou Evans e Motian numa profunda crise, com uma interrupção no trabalho em trio, da qual começaram a sair com a chegada do contrabaixista Chuck Israels. Em 1963 gravou Conversations with Myself, um experimento em dubbing, com Evans tocando todos os três pianos. Tocou também com Jim Hall, Freddie Hubbard, Stan Getz, com orquestras dirigidas por Claus Ogerman, e até com Tony Bennett. Mas, principalmente, tocou sozinho e em trio, e é nesse contexto que foi produzida a melhor parte de sua obra.



Sua carreira foi encurtada devido a problemas com drogas, que minaram severamente sua saúde; não obstante, Evans conseguiu manter um padrão impecável de qualidade musical em sua discografia.


Uma característica importante de Evans é sempre ter dado, em seus trios, todo o espaço para os vôos de seus companheiros, estabelecendo com eles um verdadeiro diálogo. Por isso é justo mencionar os excelentes executantes que o acompanharam: no contrabaixo, LaFaro, depois Israels, Gary Peacock, Teddy Kotick, Monty Budwig, Eddie Gomez e Marc Johnson. Na bateria, Motian, depois Larry Bunker, Arnie Wise, Joe Hunt, Philly Joe Jones, Shelly Manne, Jack DeJohnette, John Dentz, Marty Morell, Eliot Zigmund e Joe LaBarbera.


Bill Evans é um pianista impressionista dentro do jazz. De acordo com Joachim E. Berendt, Evans foi o primeiro pianista moderno "modal". Seu fraseado elegante e suas harmonias sofisticadas indicam influências de Debussy, Ravel e, recuando um pouco no tempo, até mesmo Chopin. No entanto, longe de soar anacrônica, a música de Evans encerra as sementes do piano jazzístico mais avançado: inspirando-se no cool jazz, serve de inspiração para o free jazz.


Evans é um músico intelectualizado, um profundo estudioso da música, mas isso não significa que sua música careça de swing - muito ao contrário. Pode-se dizer com certeza que Evans é um dos pianistas mais influentes do jazz - influência essa que pode ser percebida, por exemplo, em Herbie Hancock, Chick Corea e Keith Jarrett.

Bill Evans "My Foolish Heart"
http://www.youtube.com/watch?v=a2LFVWBmoiw
Fonte - CV Bezerra

No comments: