O octagenário e legendário mestre do sax tenor, Benny Golson, aquele saxofonista que foi destaque nos minutos finais do filme "O Terminal" com Tom Hanks (quem ainda não viu está perdendo), quase uma década após a morte do ex co-líder Art Farmer, reuniu um novo Jazztet, no CD "New Time, New 'Tet", escrevendo novas composições e buscando um distinto rumo para o seu relançamento. Golson reconfigurou seu Jazztet com veteranos que tiveram contato com as famosas faixas dos originais através dos vinis do período de 1959-62.
Os membros do Jazztet de 2009 enredam-se instantaneamente na pegada do “Jazz Messenger” em “Grove´s Groove” de Steve Davis. As palhetas e os metais estão ricamente harmonizados na forma como Mike LeDonne apresenta um tranqüilo e blueseiro acompanhamento improvisado subjacente. Davis, o mais jovem integrante nesta empreitada prazeirosa, assume o primeiro solo no trombone, cheio de emotividade e relaxado, antes de Golson se introduzir com um pouco mais de vigor.
No trompete, Eddie Henderson é pura graça relaxada, preenchendo a ausência de Farmer antes de LeDonne assumir o controle, dirigindo as oitenta e oito teclas do piano para uma plena eloquência. Nós ouvimos o restante da seção rítmica, com Buster Williams solando formidavelmente no baixo e Carl Allen “penteando” saborosamente na bateria.Surpresas são espalhadas ao longo da trajetória, tal qual Golson que temporariamente se apresenta relaxadamente em Broadway (relembre “This Nearly Was Mine” em “Another Git Together?”) em favor de Verdi e Chopin. “L´Adieu” com o trompete surdinado dando à valsa de Chopin o sabor de uma canção de bar, antes de dar uma guinada através de uma referência ao clássico do quinteto de Miles Davis. “Verdi´s Voice” ganha vida como uma abertura de “La Forza Del Destino”, mas Golson lança-se num território latino, antes do toque de valsa de Henderson agitar-se em um suingante 4/4. Até mesmo o familiar “standard” de Golson, “Whisper Not”, é apresentado com uma pegada diferente.
Al Jarreau aparece para uma suave vocalização, que depois se torna animado com um scat liberal, na segunda parte, tão próximo ao característico ritmo de jazz-marcha de Benny Golson, que se mantém por trás. A composição de Sonny Rollins, “Airegin”, inicia tranqüila até ganhar velocidade de cruzeiro, mas “Epistrophy” de Thelonius Monk inicia suave para a seção de metais e palhetas do Jazztet.
Faixas : 1. Grove's Groove 8:33; 2. Airegin 6:44; 3. From Dream to Dream 7:33; 4. Whisper Not 4:35; 5. Epistrophy 8:43; 6. L'Adieu 5:38; 7. Love Me In A Special Way 7:06; 8. Gypsy Jingle-Jangle 7:12; 9. Verdi's Voice 7:23; 10. Uptown Afterburn . (BMI) 7:09
Músicos : Benny Golson (sax tenor); Eddie Henderson (trompete); Steve Davis (trombone); Mike LeDonne (piano); Buster Williams (baixo); Carl Allen (bateria).
Fonte: JazzTimes / Perry Tannembaum
Benny Golson does "Killer Joe"
http://www.youtube.com/watch?v=TW641zgPOqQ
Concord Jazz
Release date: January 20th 2009
Availability: CD, MP3 Download, iTunes
Legendary jazz saxophonistBenny Golson, who appeared on Art Blakey's "Moanin'" alongside Lee Morgan, one of the best jazz albums of all time, reaches 80 and celebrates with his first new album in five years. "New Time, New 'Tet" recalls the famous Jazztet with Art Farmer which Benny Golson co-founded in 1959.The new sextet is: Benny Golson (tenor sax), Eddie Henderson (trumpet), Steve Davis (trombone), Mike LeDonne (piano), Buster Williams (bass) and Carl Allen (percussion). (Photo: Riccardo Schwamenthal)The album features Benny Golson compositions ("From Dream To Dream", "Gypsy Jingle- Jangle", "Uptown Afterburn") together with jazz classics such as Thelonious Monk’s “Epistrophy” and Sonny Rollins’ “Airegin”.
Vocalist Al Jarreau guests on Benny Golson's own “Whisper Not.” There are imaginative arrangements by Benny Golson of two pieces from the classical repetoire – Chopin's "L'Adieu" and a composition by Verdi, renamed "Verdi's Voice". There is also a fine version of the El Debarge standard "Love Me In a Special Way" with finely worked horn harmonisation, possibly the album highlight.Steve Davis is well featured, his trombone playing being a great asset, especially on the opening track, his own composition, "Grove's Groove".
Benny Golson's sax playing is finely judged, just reminiscent enough of Coleman Hawkins to revive memories of that great sax player yet clearly his own. A fine album from a musician who has given so much to jazz over more than fifty years.
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