Saturday, December 12, 2009

HAPPY BIRTHDAY FRANKIE, FELIZ ANIVERSÁRIO FRANK SINATRA.


O cantor e ator Francis Albert Sinatra nasceu em Hoboken no 12 de dezembro de 1915, filho de dois imigrantes italianos. Foi casado com Nancy Barbato e posteriormente com as atrizes Ava Gardner, Mia Farrow, e com a socialite Barbara Marx, com quem terminou seus dias.



Possui duas estrelas na Calçada da Fama em Hollywood, uma por seu trabalho na música e outra por seu trabalho na TV americana. É considerado um dos maiores intérpretes da música no século XX. Teve três filhos: Nancy Sinatra,Frank Sinatra Jr. e Tina Sinatra.



Sem nenhum treinamento formal, Sinatra desenvolveu estilo altamente sofisticado. Sua habilidade em criar uma longa e fluente linha musical sem pausas para respiração,sua manipulação de frases o fez chegar bem mais longe que o usual dos cantores pop.


Sinatra apareceu em mais de cinquenta filmes, entre eles: "Anchors Aweigh" (1945), "On The Town" (1949), "From Here To Eternity" (1953), com o qual ganhou o Oscar, "The Man With The Golden Arm" e "High Society" (ambos de 1956), "The Manchurian Candidate" (1962) e "The First Deadly Sin" (1980). Fez parte do chamado Rat Pack, grupo de artistas muito ativo entre meados da década de 1950 e 1960.


Teve seu próprio show de TV durante vários anos e nos anos 90 continuou na ativa em concertos e gravações, onde lançou uma série de duetos, inclusive via satélite, utilizando recursos da mais moderna tecnologia.


Seus principais sucessos são "Fly me to the Moon", "My Way", "Nice N Easy", "The Best is Yet to Come", "Angel Eyes", "Night and Day", "Strangers in the Night" e "New York, New York".


Sinatra também cantou com o brasileiro Tom Jobim fazendo de Tom o unico compositor a cantar com ele. Na oportunidade, "Girl of Ipanema" brindou o grande encontro.


Feliz aniversário Frank Sintara onde quer que estejas!

Frank canta "I Think of You"
http://www.youtube.com/watch?v=fziOhukjpkc



Humberto Amorim

No comments: