Tuesday, December 01, 2009

JACO PASTORIUS, O GENIAL BAIXISTA ELETRICO


O mais genial baixista eletrico de todos os tempos, John Francis Pastorius III, mais conhecido musicalmente como Jaco Pastorius, nasceu no 1 de Dezembro de 1951 em Norristown,Pennsilvania e cresceu em Fort lauderdale na Flórida.


Como um cometa que passa uma vez na vida, o gênio Jaco Pastorious queimou durante um tempo breve, mas até hoje as chamas das inovações que trouxe permancem influentes nos jovens baixistas. Como um dos músicos que tinha mente mais aberta nos anos setenta e oitenta, Pastorious tocou um baixo elétrico estilo fretless. O estilo de sua performance era enérgico, às vezes frenético, empolgando qualquer músico que tocasse com ele.



Foi na mistura potente de soul, blues e influências musicais caribenhas no Sul da Flórida que Pastorius afiou o seu baixo, se apresentando em vários grupos musicais. Em 1975 ele gravou com Pat Metheny e, um ano depois, ele se uniu ao grupo Weather Report.



A força de sua música reluziu a banda como comprovou o seu sucesso comercial de 1977 , “Birdland”. Seu disco de estréia como líder tinha a presença de Herbie Hancock na música “Speak Like A Child”. O álbum seguinte, “Word Of Mouth” ficou famoso por sua grande banda e pelas peças atonais. Também foi um solicitado sideman, tocando com Hancock, Hubert Laws, Michael Brecker e Jack DeJohnette. Pastorius entre outras gravações atuou em “Hejira” e “Shadows and Light” de Joni Mitchell, que na época era sua companheira. Seu comportamento foi se complicando em razão do abuso de drogas e bebidas, o que acabou destruindo a sua brilhante carreira.



Jaco Pastorius é reconhecido mundialmente por inovar a linguagem do baixo elétrico. Antes de tocar baixo, tocou bateria, mas parou devido a uma contusão.


Quando começou a tocar baixo, já tinha vários contatos com bandas de jazz da região onde morava. Tocou com essas bandas por um bom tempo, até conseguir lançar seu primeiro disco solo, intitulado com seu nome. No dia de lançamento, o disco teve repercussão mundial, tornando o baixista famoso mundialmente.



Depois de lançar mais alguns discos solos, conseguiu entrar para um grupo que apreciava muito, o Weather Report. Entrando para o grupo de jazz/fusion, o baixista trouxe elementos até então ausentes no som da banda, como influências de r&b e soul.


Fez vários discos com o Weather Report, até que foi expulso do grupo por ter problemas com alcoolismo e drogas. Continuou fazendo fama com sua carreira solo, até que foi dominado pelo vício.


Chegou a virar um mendigo, aquele que um dia tinha sido um grande músico. Foi tentando entrar num bar que Pastorius foi atacado e morto por um leão-de-chácara. Um triste fim para um grande músico. Até hoje Pastorius inspira milhares de jovens músicos, e sua admirável obra nunca será esquecida.
Jaco morreu no 21 de dezembro de 1987, assassinado pelo segurança do clube em que tocava em Fort Lauderdale.


Fonte CDJ e Gian Bertucci

No comments: